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Contributo da ilustração para a construção de valores e de uma cidadania ativa
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Mário Miguel Jesus | |
dc.contributor.advisor | Santos, Hália Filipa da Costa | |
dc.contributor.author | Semedo, Sílvia Marisa David | |
dc.date.accessioned | 2025-02-01T09:48:29Z | |
dc.date.available | 2025-02-01T09:48:29Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.description.abstract | O presente relatório espelha o percurso realizado no estágio, na empresa Anyforms Design, que decorreu durante seis meses. Esta agência é especializada em design de comunicação, ilustração e infografia. No primeiro capítulo faço referência à agência, aos membros da equipa com quem colaborei, às tarefas que me responsabilizaram, ao processo de trabalho e às técnicas e métodos aplicados em cada uma. Após a análise da experiência em contexto de estágio curricular, segue-se o resultado da pesquisa e a reflexão sobre um tema subjacente a um conjunto de trabalhos realizados. Na sequência da investigação feita, foi meu intuito apresentar conclusões e respostas às questões suscitadas pelo tema definido. Seis dos projetos desenvolvidos, integrados numa secção intitulada povos do mundo, contribuíram para a definição do tema desta investigação que é relevante pela sua importância e atualidade. A investigação, análise e conclusão encontram-se no segundo e terceiro capítulos do relatório. Para a complementar, foi realizada uma entrevista a Gilda Barros, autora de uma das obras analisadas. O estágio realizado possibilitou o desenvolvimento de competências e o enriquecimento de conhecimentos na área da ilustração. Também proporcionou o desenvolvimento de capacidades inerentes ao exercício de funções em contexto de trabalho, tais como a gestão de tempo, a organização, a autonomia, a comunicação, a adaptabilidade e o espírito crítico. Infelizmente, um pouco por todo o mundo, continuamos a observar situações que revelam preconceitos e atitudes discriminatórias, seja pela etnia, orientação sexual, religião, altura, peso, naturalidade, cor de pele, estatuto socioeconómico, presença social, entre outros. A ilustração tem um enorme poder enquanto instrumento educacional, pois é um meio de “linguagem visual” facilitador e universal e esse seu papel deverá ser valorizado desde cedo no meio escolar e no seio familiar, para melhor formar as crianças e jovens, futuros cidadãos ativos na sociedade | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203871502 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54127 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.subject | Valores | pt_PT |
dc.subject | Homofobia | pt_PT |
dc.subject | Discriminação Social | pt_PT |
dc.subject | Xenofobia | pt_PT |
dc.subject | Religião | pt_PT |
dc.subject | Ilustração | pt_PT |
dc.subject | Racismo | pt_PT |
dc.title | Contributo da ilustração para a construção de valores e de uma cidadania ativa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Design Editorial | pt_PT |