Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
83.17 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório espelha o percurso realizado no estágio, na empresa
Anyforms Design, que decorreu durante seis meses. Esta agência é especializada em design de comunicação, ilustração e infografia.
No primeiro capítulo faço referência à agência, aos membros da equipa com
quem colaborei, às tarefas que me responsabilizaram, ao processo de trabalho
e às técnicas e métodos aplicados em cada uma.
Após a análise da experiência em contexto de estágio curricular, segue-se o
resultado da pesquisa e a reflexão sobre um tema subjacente a um conjunto de
trabalhos realizados. Na sequência da investigação feita, foi meu intuito apresentar conclusões e respostas às questões suscitadas pelo tema definido.
Seis dos projetos desenvolvidos, integrados numa secção intitulada povos do
mundo, contribuíram para a definição do tema desta investigação que é relevante pela sua importância e atualidade.
A investigação, análise e conclusão encontram-se no segundo e terceiro capítulos do relatório. Para a complementar, foi realizada uma entrevista a Gilda
Barros, autora de uma das obras analisadas.
O estágio realizado possibilitou o desenvolvimento de competências e o enriquecimento de conhecimentos na área da ilustração. Também proporcionou o
desenvolvimento de capacidades inerentes ao exercício de funções em contexto de trabalho, tais como a gestão de tempo, a organização, a autonomia, a
comunicação, a adaptabilidade e o espírito crítico.
Infelizmente, um pouco por todo o mundo, continuamos a observar situações
que revelam preconceitos e atitudes discriminatórias, seja pela etnia, orientação sexual, religião, altura, peso, naturalidade, cor de pele, estatuto socioeconómico, presença social, entre outros.
A ilustração tem um enorme poder enquanto instrumento educacional, pois é
um meio de “linguagem visual” facilitador e universal e esse seu papel deverá
ser valorizado desde cedo no meio escolar e no seio familiar, para melhor formar as crianças e jovens, futuros cidadãos ativos na sociedade
Description
Keywords
Cidadania Valores Homofobia Discriminação Social Xenofobia Religião Ilustração Racismo