Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Bem estar escolar : perceções sobre a participação e envolvimento institucional dos alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
bem estar escolar.pdf10.22 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A literatura revela-nos que ao sentimento de pertença dos alunos à escola, alia-se uma maior participação e envolvimento nas atividades escolares (Wentzel, Battle, Russel, & Looney, 2010), um melhor desempenho académico (Dotterer & Lowe, 2011; Wang & Holcombe, 2010) e um menor abandono escolar precoce (Henry, Knight, & Thornberry, 2012), o que desperta nos alunos um maior bem estar escolar (Covell, 2010; Osler, 2010) traduzido em experiências escolares mais significativas (Swaminathan, 2004). O presente estudo de caso, de natureza qualitativa procurou avaliar o que sentem os alunos sobre a sua ausência nos espaços e momentos decisórios da escola; como reagem a decisões tomadas sem que se tenham pronunciado sobre elas e, na perspectiva dos professores, como atuam os alunos para terem mais voz e participação (formal e informal) na escola. Analisaram-se entrevistas realizadas a grupos de alunos (grupos de discussão), com idades entre os 10 e os 19 anos, e entrevistas individuais realizadas aos directores de turma, de uma escola do 2.º e 3.ºciclos do ensino básico do distrito de Coimbra. Os resultados indicam que alunos e professores mostram-se pouco convictos quanto ao sentimento de pertença dos alunos à escola, revelando tratar-se de uma temática por eles pouco refletida, a qual ainda lhes é pouco questionada. A generalidade dos alunos mostrou-se insatisfeita por ser a quem nada se pergunta e por quem se decide, contudo resigna-se à ideia de que se tomam as decisões acertadas. O que se revela consonante com os professores, para quem a baixa idade e a imaturidade destes alunos os leva a que sejam pouco ouvidos. Concluindo, alertamos para que as perspetivas dos alunos passem a ser devidamente consideradas, levando-os a sentirem-se mais implicados, reforçando a ideia de que à escola cabe a preparação para a sua inserção na sociedade enquanto bons cidadãos, envolvidos e participativos.

Description

Keywords

Bem-estar escolar experiências escolares significativas envolvimento e participação dos alunos Wellbeing at school Meaningfull school experiences Students’ participation and involvement.

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

CC License