Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.22 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A literatura revela-nos que ao sentimento de pertença dos alunos à escola, alia-se uma maior
participação e envolvimento nas atividades escolares (Wentzel, Battle, Russel, & Looney, 2010),
um melhor desempenho académico (Dotterer & Lowe, 2011; Wang & Holcombe, 2010) e um
menor abandono escolar precoce (Henry, Knight, & Thornberry, 2012), o que desperta nos alunos
um maior bem estar escolar (Covell, 2010; Osler, 2010) traduzido em experiências escolares mais
significativas (Swaminathan, 2004). O presente estudo de caso, de natureza qualitativa procurou
avaliar o que sentem os alunos sobre a sua ausência nos espaços e momentos decisórios da escola;
como reagem a decisões tomadas sem que se tenham pronunciado sobre elas e, na perspectiva
dos professores, como atuam os alunos para terem mais voz e participação (formal e informal)
na escola. Analisaram-se entrevistas realizadas a grupos de alunos (grupos de discussão), com
idades entre os 10 e os 19 anos, e entrevistas individuais realizadas aos directores de turma, de
uma escola do 2.º e 3.ºciclos do ensino básico do distrito de Coimbra. Os resultados indicam que
alunos e professores mostram-se pouco convictos quanto ao sentimento de pertença dos alunos
à escola, revelando tratar-se de uma temática por eles pouco refletida, a qual ainda lhes é pouco
questionada. A generalidade dos alunos mostrou-se insatisfeita por ser a quem nada se pergunta
e por quem se decide, contudo resigna-se à ideia de que se tomam as decisões acertadas. O que
se revela consonante com os professores, para quem a baixa idade e a imaturidade destes alunos
os leva a que sejam pouco ouvidos. Concluindo, alertamos para que as perspetivas dos alunos
passem a ser devidamente consideradas, levando-os a sentirem-se mais implicados, reforçando a
ideia de que à escola cabe a preparação para a sua inserção na sociedade enquanto bons cidadãos,
envolvidos e participativos.
Description
Keywords
Bem-estar escolar experiências escolares significativas envolvimento e participação dos alunos Wellbeing at school Meaningfull school experiences Students’ participation and involvement.
Citation
Publisher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa