Publication
Bem estar escolar : perceções sobre a participação e envolvimento institucional dos alunos
dc.contributor.author | Parreiral, Sílvia | |
dc.date.accessioned | 2023-11-03T10:18:34Z | |
dc.date.available | 2023-11-03T10:18:34Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A literatura revela-nos que ao sentimento de pertença dos alunos à escola, alia-se uma maior participação e envolvimento nas atividades escolares (Wentzel, Battle, Russel, & Looney, 2010), um melhor desempenho académico (Dotterer & Lowe, 2011; Wang & Holcombe, 2010) e um menor abandono escolar precoce (Henry, Knight, & Thornberry, 2012), o que desperta nos alunos um maior bem estar escolar (Covell, 2010; Osler, 2010) traduzido em experiências escolares mais significativas (Swaminathan, 2004). O presente estudo de caso, de natureza qualitativa procurou avaliar o que sentem os alunos sobre a sua ausência nos espaços e momentos decisórios da escola; como reagem a decisões tomadas sem que se tenham pronunciado sobre elas e, na perspectiva dos professores, como atuam os alunos para terem mais voz e participação (formal e informal) na escola. Analisaram-se entrevistas realizadas a grupos de alunos (grupos de discussão), com idades entre os 10 e os 19 anos, e entrevistas individuais realizadas aos directores de turma, de uma escola do 2.º e 3.ºciclos do ensino básico do distrito de Coimbra. Os resultados indicam que alunos e professores mostram-se pouco convictos quanto ao sentimento de pertença dos alunos à escola, revelando tratar-se de uma temática por eles pouco refletida, a qual ainda lhes é pouco questionada. A generalidade dos alunos mostrou-se insatisfeita por ser a quem nada se pergunta e por quem se decide, contudo resigna-se à ideia de que se tomam as decisões acertadas. O que se revela consonante com os professores, para quem a baixa idade e a imaturidade destes alunos os leva a que sejam pouco ouvidos. Concluindo, alertamos para que as perspetivas dos alunos passem a ser devidamente consideradas, levando-os a sentirem-se mais implicados, reforçando a ideia de que à escola cabe a preparação para a sua inserção na sociedade enquanto bons cidadãos, envolvidos e participativos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47781 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar escolar | pt_PT |
dc.subject | experiências escolares significativas | pt_PT |
dc.subject | envolvimento e participação dos alunos | pt_PT |
dc.subject | Wellbeing at school | pt_PT |
dc.subject | Meaningfull school experiences | pt_PT |
dc.subject | Students’ participation and involvement. | pt_PT |
dc.title | Bem estar escolar : perceções sobre a participação e envolvimento institucional dos alunos | pt_PT |
dc.title.alternative | Wellbeing at school : students’ perceptions of institutional participation and involvement | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1718 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1704 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação | pt_PT |
person.familyName | Parreiral | |
person.givenName | Sílvia | |
person.identifier.ciencia-id | 601A-D2F5-4DD4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6344-5141 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d7a2d547-b74f-4230-9d72-8f8ac8cb2f0b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d7a2d547-b74f-4230-9d72-8f8ac8cb2f0b |