Repository logo
 
Publication

Bem estar escolar : perceções sobre a participação e envolvimento institucional dos alunos

dc.contributor.authorParreiral, Sílvia
dc.date.accessioned2023-11-03T10:18:34Z
dc.date.available2023-11-03T10:18:34Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA literatura revela-nos que ao sentimento de pertença dos alunos à escola, alia-se uma maior participação e envolvimento nas atividades escolares (Wentzel, Battle, Russel, & Looney, 2010), um melhor desempenho académico (Dotterer & Lowe, 2011; Wang & Holcombe, 2010) e um menor abandono escolar precoce (Henry, Knight, & Thornberry, 2012), o que desperta nos alunos um maior bem estar escolar (Covell, 2010; Osler, 2010) traduzido em experiências escolares mais significativas (Swaminathan, 2004). O presente estudo de caso, de natureza qualitativa procurou avaliar o que sentem os alunos sobre a sua ausência nos espaços e momentos decisórios da escola; como reagem a decisões tomadas sem que se tenham pronunciado sobre elas e, na perspectiva dos professores, como atuam os alunos para terem mais voz e participação (formal e informal) na escola. Analisaram-se entrevistas realizadas a grupos de alunos (grupos de discussão), com idades entre os 10 e os 19 anos, e entrevistas individuais realizadas aos directores de turma, de uma escola do 2.º e 3.ºciclos do ensino básico do distrito de Coimbra. Os resultados indicam que alunos e professores mostram-se pouco convictos quanto ao sentimento de pertença dos alunos à escola, revelando tratar-se de uma temática por eles pouco refletida, a qual ainda lhes é pouco questionada. A generalidade dos alunos mostrou-se insatisfeita por ser a quem nada se pergunta e por quem se decide, contudo resigna-se à ideia de que se tomam as decisões acertadas. O que se revela consonante com os professores, para quem a baixa idade e a imaturidade destes alunos os leva a que sejam pouco ouvidos. Concluindo, alertamos para que as perspetivas dos alunos passem a ser devidamente consideradas, levando-os a sentirem-se mais implicados, reforçando a ideia de que à escola cabe a preparação para a sua inserção na sociedade enquanto bons cidadãos, envolvidos e participativos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47781
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectBem-estar escolarpt_PT
dc.subjectexperiências escolares significativaspt_PT
dc.subjectenvolvimento e participação dos alunospt_PT
dc.subjectWellbeing at schoolpt_PT
dc.subjectMeaningfull school experiencespt_PT
dc.subjectStudents’ participation and involvement.pt_PT
dc.titleBem estar escolar : perceções sobre a participação e envolvimento institucional dos alunospt_PT
dc.title.alternativeWellbeing at school : students’ perceptions of institutional participation and involvementpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1718pt_PT
oaire.citation.startPage1704pt_PT
oaire.citation.titleAtas do I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educaçãopt_PT
person.familyNameParreiral
person.givenNameSílvia
person.identifier.ciencia-id601A-D2F5-4DD4
person.identifier.orcid0000-0002-6344-5141
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd7a2d547-b74f-4230-9d72-8f8ac8cb2f0b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd7a2d547-b74f-4230-9d72-8f8ac8cb2f0b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
bem estar escolar.pdf
Size:
10.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: