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Advisor(s)
Abstract(s)
The aim of this study is to investigate what kind of conceptual model should form the core
for simulation model studying Additive Manufacturing (AM) in the military logistics supply
chain. The focus of the study is on the Armoured Personnel Carrier (APC) vehicles spare
parts in the mechanized battalion. In the study, the conceptual model of the key functions
of a mechanized battalion's two-level maintenance system with AM support was modeled.
Polymeric printing was employed for field- and depot-level maintenance, and metal printing
was utilized for depot-level maintenance. We found that the conceptual model is an important
phase in the simulation when designing a system where the number of 3D printers at two
maintenance levels supports military logistics. We found that system dynamics depend on the
intensity of battles (spare part demand), maintenance concept, and the size of the parts to be
3D-printed. It is also clear that the original material of spare parts affects the ability of AM to
support the maintenance system, which may change the inventory planning.
O objetivo deste estudo é investigar que tipo de conceito deve servir de base para um modelo de simulação que integra o Fabrico Aditivo (FA) na cadeia logística militar. O foco do estudo são os sobressalentes de Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal de um Batalhão Mecanizado. Neste estudo, foi desenvolvido um modelo conceptual das principais funções dos órgãos de manutenção para apoio a um Batalhão Mecanizado com recurso ao fabrico aditivo. A impressão plástica foi utilizada para a manutenção Intermédia (em operações) e de Depósito, enquanto a impressão em metal, foi utilizada para a manutenção de Depósito. O modelo conceptual é uma etapa importante na simulação, para projetar a quantidade de impressoras 3D necessárias nos dois níveis de manutenção, para apoio da sustentação logística. Verificou-se ainda que a dinâmica do sistema depende do nível de intensidade das operações (necessidade de sobressalentes), do conceito de manutenção e do tamanho das peças a serem fabricadas através de fabrico aditivo. Por fim, verificou-se que as propriedades das peças a fabricar, nomeadamente as características dos materiais, podem afetar a capacidade de o fabrico aditivo apoiar os órgãos de manutenção, podendo influenciar a definição das listas de sobressalentes.
O objetivo deste estudo é investigar que tipo de conceito deve servir de base para um modelo de simulação que integra o Fabrico Aditivo (FA) na cadeia logística militar. O foco do estudo são os sobressalentes de Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal de um Batalhão Mecanizado. Neste estudo, foi desenvolvido um modelo conceptual das principais funções dos órgãos de manutenção para apoio a um Batalhão Mecanizado com recurso ao fabrico aditivo. A impressão plástica foi utilizada para a manutenção Intermédia (em operações) e de Depósito, enquanto a impressão em metal, foi utilizada para a manutenção de Depósito. O modelo conceptual é uma etapa importante na simulação, para projetar a quantidade de impressoras 3D necessárias nos dois níveis de manutenção, para apoio da sustentação logística. Verificou-se ainda que a dinâmica do sistema depende do nível de intensidade das operações (necessidade de sobressalentes), do conceito de manutenção e do tamanho das peças a serem fabricadas através de fabrico aditivo. Por fim, verificou-se que as propriedades das peças a fabricar, nomeadamente as características dos materiais, podem afetar a capacidade de o fabrico aditivo apoiar os órgãos de manutenção, podendo influenciar a definição das listas de sobressalentes.
Description
Keywords
Citation
Rautio, S., Valtonen, I., Lehtonen, J., (2025). Integrating Additive Manufacturing to Military Maintenance. Revista de Ciências Militares, November, XIII(1), 111-135