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Advisor(s)
Abstract(s)
A humanidade tem atravessado importantes transformações onde
se ressaltam avanços na ressignificação das questões de género
e sexualidade e a rutura de práticas que permeiam a heteronormatividade e o binarismo. Tais mudanças têm ocorrido em diferentes
contextos, incluindo a escola e onde, no âmbito deste projeto, importa
entender como esta se vem adaptando às mudanças no universo das
relações de género e sexualidade e como pensam e se posicionam
docentes e estudantes, muitas vezes reprodutores/as de discursos
discriminatórios. Este projeto tem por objetivos: i) apreender sobre
a ressignificação de pensamentos, comportamentos e práticas de
docentes e estudantes do ensino secundário de agrupamentos de
escolas do Distrito de Aveiro, relativamente às questões de género
e sexualidade; ii) avaliar através de entrevistas semiestruturadas e
numa perspetiva interdisciplinar e transdisciplinar como docentes
reproduzem ou ressignificam as relações de género e sexualidade,
com influência direta na construção de um processo educacional
mais inclusivo; iii) analisar, através de inquéritos específicos, como
estudantes reproduzem atitudes excludentes que, muitas vezes,
resultam de comportamentos sustentados no próprio meio escolar.
A partir da coleta e análise de dados e pensando em estratégias
de intervenção, propõe-se: i) a implementação de atividades de
formação destinadas a docentes e estudantes que, no quadro dos
direitos humanos, contribuam para o acompanhamento das mudanças
atuais nas políticas de subjetivação das questões de género e
sexualidade; ii) a promoção de uma consciencialização extra-muros,
através de propostas de sensibilização da comunidade local, envolvendo
ativamente o público estudantil. Tratando-se de um projeto
que une investigação através de estudos de caso e intervenção,
de cariz transversal, descritivo, interpretativo e de recolha e análise
de natureza mista de dados, propõe-se a aplicação de inquéritos e
entrevistas centrados na temática, bem como atividades de formação
e divulgação que contem com a participação ativa do espaço
escolar e que se integrem à comunidade. Pretende-se desta forma
que seja possível contribuir para mudanças significativas na promoção
e difusão do conhecimento nas escolas quanto às relações de
género e sexualidade, com reflexo na comunidade, confirmando o
papel da Educação na promoção da inclusão, do respeito mútuo e da
diversidade, com um olhar mais crítico sobre atitudes direcionadas
às mulheres e a pessoas LGBTQIAP+.
Description
Keywords
Género Sexualidade Escola Docentes Estudantes
Citation
Publisher
Universidade de Aveiro