Repository logo
 
Publication

Ressignificar os processos de subjetivação das questões de género e sexualidade em agrupamentos de escolas do distrito de Aveiro : uma proposta construtivista para docentes e estudantes do ensino secundário

dc.contributor.authorPereira Junior, Marcus Vinicius de Paula |
dc.contributor.authorTeixeira, Filomena
dc.contributor.authorNacimento, Tatiana Galieta
dc.date.accessioned2023-10-31T11:22:10Z
dc.date.available2023-10-31T11:22:10Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA humanidade tem atravessado importantes transformações onde se ressaltam avanços na ressignificação das questões de género e sexualidade e a rutura de práticas que permeiam a heteronormatividade e o binarismo. Tais mudanças têm ocorrido em diferentes contextos, incluindo a escola e onde, no âmbito deste projeto, importa entender como esta se vem adaptando às mudanças no universo das relações de género e sexualidade e como pensam e se posicionam docentes e estudantes, muitas vezes reprodutores/as de discursos discriminatórios. Este projeto tem por objetivos: i) apreender sobre a ressignificação de pensamentos, comportamentos e práticas de docentes e estudantes do ensino secundário de agrupamentos de escolas do Distrito de Aveiro, relativamente às questões de género e sexualidade; ii) avaliar através de entrevistas semiestruturadas e numa perspetiva interdisciplinar e transdisciplinar como docentes reproduzem ou ressignificam as relações de género e sexualidade, com influência direta na construção de um processo educacional mais inclusivo; iii) analisar, através de inquéritos específicos, como estudantes reproduzem atitudes excludentes que, muitas vezes, resultam de comportamentos sustentados no próprio meio escolar. A partir da coleta e análise de dados e pensando em estratégias de intervenção, propõe-se: i) a implementação de atividades de formação destinadas a docentes e estudantes que, no quadro dos direitos humanos, contribuam para o acompanhamento das mudanças atuais nas políticas de subjetivação das questões de género e sexualidade; ii) a promoção de uma consciencialização extra-muros, através de propostas de sensibilização da comunidade local, envolvendo ativamente o público estudantil. Tratando-se de um projeto que une investigação através de estudos de caso e intervenção, de cariz transversal, descritivo, interpretativo e de recolha e análise de natureza mista de dados, propõe-se a aplicação de inquéritos e entrevistas centrados na temática, bem como atividades de formação e divulgação que contem com a participação ativa do espaço escolar e que se integrem à comunidade. Pretende-se desta forma que seja possível contribuir para mudanças significativas na promoção e difusão do conhecimento nas escolas quanto às relações de género e sexualidade, com reflexo na comunidade, confirmando o papel da Educação na promoção da inclusão, do respeito mútuo e da diversidade, com um olhar mais crítico sobre atitudes direcionadas às mulheres e a pessoas LGBTQIAP+.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47708
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectSexualidadept_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.titleRessignificar os processos de subjetivação das questões de género e sexualidade em agrupamentos de escolas do distrito de Aveiro : uma proposta construtivista para docentes e estudantes do ensino secundáriopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage771pt_PT
oaire.citation.startPage759pt_PT
oaire.citation.titleV ENJIEpt_PT
person.familyNameRodrigues Teixeira
person.givenNameMaria Filomena
person.identifier.ciencia-idA819-58DA-B42B
person.identifier.scopus-author-id12645304200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc852e772-67e3-438d-ad2c-28c71265bdbb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc852e772-67e3-438d-ad2c-28c71265bdbb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
V ENJIE_Livro de Atas_S.pdf
Size:
314.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: