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Advisor(s)
Abstract(s)
O texto procura explicitar o conceito de redes sociais situando-o em três abordagens diferenciadas, mas que podem ser complementares: a) a da sociologia e antropologia, cujos contributos para a compreensão do conceito se situam sobretudo ao nível da investigação; b) a das políticas públicas, cuja análise incide sobre as redes enquanto modo de coordenação e c) a intervenção social que se constrói e suporta numa lógica de rede. As duas últimas perspectivas acabam em parte por se complementar pois as redes evidenciam um estilo de governação em que há uma diversidade de actores estatais e não estatais implicados, com tendência clara por parte dos governos centrais e locais para implicar actores da sociedade civil na génese e operacionalização das políticas, recorrendo para isso a determinados instrumentos, como é o caso das redes sociais das autarquias. Há, no entanto, redes que se nascem autonomamente, procurando trilhar os seus próprios caminhos com base no compromisso dos seus membros. Este mundo conexionista entra assim na agenda da investigação e é importante que se vá criando análise crítica.
Description
Keywords
Políticas públicas Redes sociais e políticas Intervenção social
Pedagogical Context
Citation
Figueiredo, C. C. (2014). Contributos para a compreensão do conceito de redes sociais e políticas. In A. L. O. Pires, A. A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, & M. G. Alves (Coords.). Trabalhar (s)em rede em educação: dinâmicas de cooperação (1ª ed.). (pp. 11-25). Caparica: UIED, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento.
Publisher
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento