Repository logo
 
Publication

O envolvimento das famílias em contexto de creche e de jardim de infância: um estudo em tempo de pandemia

dc.contributor.authorVidal, Bruna
dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.date.accessioned2023-01-03T10:37:49Z
dc.date.available2023-01-03T10:37:49Z
dc.date.issued2022-12
dc.date.updated2022-12-27T16:56:15Z
dc.description.abstractO artigo apresenta alguns resultados de um estudo desenvolvido pela primeira autora no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, realizado em contexto de estágio académico, durante o tempo da pandemia. O estudo teve como foco o envolvimento das famílias em creche e jardim de infância, com a finalidade de compreender como se pode promover o envolvimento das famílias e quais as estratégias postas em prática pelas educadoras cooperantes. Baseia-se numa metodologia qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação, tendo sido utilizados diferentes procedimentos de recolha de informações, tais como a observação participante, notas de campo, registo fotográfico e inquérito por questionário às educadoras. Resultante do envolvimento das famílias no contexto educativo, identificam-se múltiplos benefícios para as crianças, famílias e equipa pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractThe article presents some results of a study developed within the scope of the Masters in Pre-School Education at School of Education of Politécnic Institute of Setúbal, carried out in the context of academic internship during the time of the pandemic. The study was focused on the involvement of families in nursery centers and kindergartens, in order to understand how to promote the involvement of families and what strategies are put into practice by the cooperating educators. It is based on a qualitative methodology, guided by the principles of action-research, having used different procedures for collecting information, such as participant observation, field notes, photographic records and questionnaire surveys to educators. As a result of the involvement of families in the educational context, multiple benefits are identified for children, families and the pedagogical team.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVidal, B. & Pires, A.L. (2022). O envolvimento das famílias em contexto de creche e de jardim de infância: Um estudo em tempo de pandemia. Mediações, 10(2), 84-102.pt_PT
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42925
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEnvolvimento das Famíliaspt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectChildhood Educationpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectFamily involvementpt_PT
dc.subjectAction-Researchpt_PT
dc.titleO envolvimento das famílias em contexto de creche e de jardim de infância: um estudo em tempo de pandemiapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage102pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage84pt_PT
oaire.citation.titleMedi@çõespt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameOliveira Pires
person.givenNameAna Luisa
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
rcaap.cv.cienciaid1B14-AC6E-5257 | Ana Luisa Oliveira Pires
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Vidal___Pires__2022_.pdf
Size:
518.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.89 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: