Publication
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Almeida, José Maria de | |
dc.contributor.author | Ramos, Carolina João Honório | |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T14:09:17Z | |
dc.date.available | 2023-08-09T14:09:17Z | |
dc.date.issued | 2023-07-26 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio Profissional tem o propósito de refletir acerca de alguns temas que integram a área da investigação em Educação e sobre alguns momentos do estágio I, II, III e IV, que tiveram início em outubro de 2021 e findaram em julho de 2023, ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de projeto. No primeiro capítulo selecionei dez momentos de estágio que vivenciei e que considerei mais relevantes relatar e fundamentar de modo a sustentar a importância dos aspetos presentes nos mesmos para o processo de ensino-aprendizagem na minha formação. O segundo capítulo é constituído por oito planificações, das quais quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação e respetivo enquadramento teórico. Par além disso, conta também com uma análise detalhada para uma melhor compreensão do que é tratado. O quarto capítulo sugere um projeto no âmbito de Educação Ambiental, intitulado de “Paredes com Vida”, realizado por mim. O objetivo deste projeto passa pela sensibilização para a manutenção e preservação da biodiversidade vegetal, bem como alertar para a importância de reutilizar e reaproveitar materiais e de proteger a vida marinha. Posto isto, considero fundamental sensibilizar os alunos do 4.º ano para estas temáticas e relacioná-las com o seu currículo. Finalmente, termino com uma breve reflexão sobre as dificuldades e limitações que enfrentei ao elaborar o presente relatório, alguns aspetos a melhorar, sem esquecer as aprendizagens realizadas durante o processo de formação. Destaco também alguns aspetos fundamentais, neste processo, como a importância da supervisão pedagógica e do trabalho em equipa. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203340884 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46136 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | relatório | pt_PT |
dc.subject | ensino do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | matemática | pt_PT |
dc.subject | ciências naturais | pt_PT |
dc.subject | 2.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus |