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Advisor(s)
Abstract(s)
A Investigação é um campo de ação dos investigadores que constroem saberes imprescindíveis à reflexão
comum sobre múltiplos aspetos da sociedade. Mas a investigação é também um recurso inerente à
qualidade da intervenção profissional, designadamente dos que atuam no campo da Ação Social como é o
caso dos Animadores Socioculturais. Compete-lhes saber analisar a realidade em que se inserem para
construir uma intervenção adequada, não o podendo fazer se não dominarem o uso de instrumentos de
recolha, análise e interpretação de dados, sabendo mobilizá-los nos seus aspetos mais pertinentes. Esta
prática de contacto com a investigação é normalmente iniciada nos planos de estudo da formação inicial,
contudo, o modo como é desenvolvida pode fazer a diferença na forma como os futuros profissionais dela
se apropriam. A abordagem mais clássica a nível do desenvolvimento curricular consiste em inserir, no
plano de estudos, uma ou mais unidades curriculares (UC) em que estes saberes são trabalhados. Esta
abordagem tem, contudo, vários problemas, quer do ponto de vista motivacional por parte dos estudantes,
quer na sua dimensão de aplicabilidade. Urge desafiar as representações mais estereotipadas sobre o
processo de investigação e os seus procedimentos, bem como, esbater fronteiras entre UC de diferentes
domínios, em processos colaborativos de articulação, com vista a colocar a investigação no centro da
formação, construindo o seu significado em torno de uma ação futura.
Neste sentido, tem-se vindo a construir um percurso comum entre duas UC (Seminário de Investigação e
Projeto e Design, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos) no 2.º ano da licenciatura em Animação e
Intervenção Sociocultural. Nesta comunicação faz-se um balanço dessa metodologia, com recurso a
instrumentos de monitorização que se partilharão, assim como aos dados recolhidos, com vista à melhoria
interna deste processo, mas também a uma reflexão mais alargada sobre o papel conferido à investigação
na formação inicial de futuros profissionais.
Description
Keywords
Investigação Articulação curricular Animação Sociocultural
Citation
Pedro, I., Fialho, F., Delgado, C., & Figueiredo, C. C. (2021). A investigação no currículo da formação de amadores socioculturais. In A. M. Boavida, A. M. Pessoa, A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, F. Santos, M. J. Freire, M. L. Saraiva, M. Figueiredo, O. César, P. Felício, & S. Figueira (Orgs.), Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 56-65). Instituto Politécnico de Setúbal.