Repository logo
 
Publication

A literatura para a infância e o desenvolvimento das emoções nas crianças

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCustódio, Pedro Balaus, 1964-
dc.contributor.authorReveles, Cheila Margarida Catarro
dc.date.accessioned2025-05-07T08:49:28Z
dc.date.available2025-05-07T08:49:28Z
dc.date.issued2025-03-19
dc.description.abstractO presente relatório, intitulado de “A Literatura para a Infância e o desenvolvimento das emoções nas crianças”, foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa I, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo deste estudo foi investigar como a Literatura para a Infância pode ser utilizada como um recurso pedagógico para promover o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças com quatro anos de idade. Durante o estágio curricular em Jardim de Infância, implementaram-se atividades baseadas na Metodologia de Trabalho por Projeto, alinhadas com os princípios do Movimento da Escola Moderna, que apelam à participação ativa e colaborativa das crianças no seu processo de aprendizagem. Através destas propostas, foi possível explorar a importância da educação emocional, incentivando as crianças a gerir e a expressar as suas emoções de forma saudável, mas também promover o gosto pela leitura e Educação Artística. Esta experiência foi crucial para o meu crescimento profissional, permitindo-me articular conhecimentos teóricos com a prática pedagógica e reforçar a importância de uma abordagem educativa que valorize o desenvolvimento global de uma criança.por
dc.description.abstractThis report, entitled “Childhood Literature and the development of emotions in children”, was developed within the scope of the Curricular Unit of Educational Practice I, integrated into the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The main objective of this study was to investigate how Children's Literature can be used as a pedagogical resource to promote the development of socio-emotional skills in four-year-old children. During the curricular internship in Kindergarten, activities were implemented based on the Project Work Methodology, aligned with the principles of the Modern School Move-ment, which call for the active and collaborative participation of children in their learning process. Through these proposals, it was possible to explore the importance of emotional education, encouraging children to manage and express their emotions in a healthy way, but also promoting a taste for reading and Artistic Education. This experience was crucial for my professional growth, allowing me to combine theoretical knowledge with pedagogical practice and reinforce the importance of an educational approach that values a child’s global development.eng
dc.identifier.tid203939123
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57769
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectLiteratura para a Infância
dc.subjectEducação Pré-Escolar
dc.subjectDesenvolvimento socioemocional
dc.subjectChildren's Literature
dc.subjectEarly Childhood Education
dc.subjectSocioemotional Development
dc.titleA literatura para a infância e o desenvolvimento das emoções nas criançaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CHEILA_REVELES.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: