Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.16 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2021/2022, no âmbito da disciplina de Português, do 5.º ano de escolaridade no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Neste estudo procurou-se utilizar a plataforma Genially como potenciadora da aprendizagem ao nível da educação literária, promovendo-se este contacto através da tecnologia digital. Pretendeu-se apurar de que forma é que as atividades desempenhadas numa plataforma digital, amplificam a educação para a cidadania e contribuem para a promoção da leitura. Em termos metodológicos foi adotada uma metodologia de Investigação-Ação e mobilizaram-se diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados – observação e inquérito por questionário.
De acordo com os resultados, verificou-se que a utilização de uma plataforma digital estimula/fortalece a compreensão leitora dos alunos e permite-lhes adquirir novos conhecimentos. Em suma, esta conclusão é possível devido às características da plataforma, assim como com o cenário de aprendizagem desenvolvido.
Description
Keywords
Educação Literária Genially Compreensão Leitora Tecnologia Digital Cidadania Ensino Básico 2º Ciclo