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A cor como veículo de comunicação - o design gráfico como ferramenta de visualização da cor na filmografia de Pedro Almodóvar

datacite.subject.fosDesignpt_PT
dc.contributor.advisorRaposo, Ana
dc.contributor.authorSoares, Helena
dc.date.accessioned2017-02-14T12:32:46Z
dc.date.available2017-02-14T12:32:46Z
dc.date.issued2017-01-13
dc.date.submitted2017-02-09
dc.description.abstractA presente dissertação reflete acerca da cor enquanto meio de comunicação não-verbal, capaz de transmitir significados, mensagens, ideias e valores. Concretamente, este tema é explorado numa área específica da comunicação visual — o cinema — tendo, como objeto de estudo, as longas-metragens de Pedro Almodóvar e, como meio de investigação e análise, o design de comunicação. Para tal, desenvolvem-se métodos de visualização da cor nos filmes, com o recurso a programas informáticos criados para o efeito. Através de uma exposição de diferentes linhas teóricas, faz-se uma abordagem geral acerca da cor e da sua função no cinema, assim como uma contextualização da obra filmográfica de Pedro Almodóvar. Posteriormente, propõe-se uma reflexão sobre estas questões com o desenvolvimento de exercícios gráficos, que consistem na representação visual do uso da cor nas 19 longas-metragens do realizador. Com a atribuição de uma nova forma visual aos filmes — representados individualmente numa única imagem, que permite a observação das suas paletas cromáticas — sugere-se o design como ferramenta de apoio à análise fílmica. Assim, através dos mapeamentos da cor, pode-se interpretar os filmes a nível cromático — isolados ou no seu conjunto — articulando-os com o enquadramento teórico previamente estabelecido e confirmar a cor como elemento narrativo e veículo de comunicação em Almodóvar. Verifica-se, então, que a cor está relacionada com os temas/tipo de filme, evoca sentimentos e atmosferas e identifica momentos da carreira do autor. Paralelamente, através de linguagens de programação, estabelece-se um método de leitura cromática dos filmes automatizado, passível de ser aplicado a outros contextos.pt_PT
dc.identifier.tid201608154pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17937
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCorpt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectPedro Almodóvarpt_PT
dc.subjectRepresentação visualpt_PT
dc.subjectMapeamentopt_PT
dc.titleA cor como veículo de comunicação - o design gráfico como ferramenta de visualização da cor na filmografia de Pedro Almodóvarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Artes e Design
thesis.degree.nameDesignpt_PT

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