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Authors
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Abstract(s)
A presente dissertação reflete acerca da cor enquanto meio de comunicação
não-verbal, capaz de transmitir significados, mensagens, ideias e valores.
Concretamente, este tema é explorado numa área específica da comunicação
visual — o cinema — tendo, como objeto de estudo, as longas-metragens de Pedro Almodóvar e, como meio de investigação e análise, o design de comunicação. Para tal, desenvolvem-se métodos de visualização da cor
nos filmes, com o recurso a programas informáticos criados para o efeito.
Através de uma exposição de diferentes linhas teóricas, faz-se uma abordagem geral acerca da cor e da sua função no cinema, assim como uma contextualização da obra filmográfica de Pedro Almodóvar.
Posteriormente, propõe-se uma reflexão sobre estas questões com
o desenvolvimento de exercícios gráficos, que consistem na representação
visual do uso da cor nas 19 longas-metragens do realizador. Com a atribuição
de uma nova forma visual aos filmes — representados individualmente numa única imagem, que permite a observação das suas paletas cromáticas
— sugere-se o design como ferramenta de apoio à análise fílmica.
Assim, através dos mapeamentos da cor, pode-se interpretar os filmes a nível cromático — isolados ou no seu conjunto — articulando-os com o enquadramento teórico previamente estabelecido e confirmar a cor como elemento narrativo e veículo de comunicação em Almodóvar. Verifica-se, então, que a cor está relacionada com os temas/tipo de filme, evoca sentimentos e atmosferas e identifica momentos da carreira do autor.
Paralelamente, através de linguagens de programação, estabelece-se um método de leitura cromática dos filmes automatizado, passível de ser aplicado a outros contextos.
Description
Keywords
Cor Cinema Pedro Almodóvar Representação visual Mapeamento
