Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O que nos torna mais fortes? PROL – Programa de Literacia Emergente

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
O que nos torna mais fortes - pp. 973-987.pdf3.49 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

PROL é um Programa de Literacia Emergente, destinado a bebés a partir dos 6 meses e a crianças até aos 6 anos, que funciona desde 2015 em contexto curricular inclusivo, com sessões semanais, em instituições da área de Lisboa. São objetivos desta comunicação refletir sobre o teor dos resultados preliminares obtidos, partilhar e discutir aspetos relativos à génese, metodologia, instrumentos de observação e estratégias, que criamos para a implementação do PROL. Sublinham-se os benefícios do programa para o desenvolvimento linguístico infantil em sessões de descoberta, criação e recriação das potencialidades da língua e dos encantos da literatura, do livro e da poesia, com o corpo em movimento, com a música e com outras artes.
PROL – Emergent Literacy Program is an early childhood development initiative intended for babies from 6 months and children up to 6 years old. The program started in 2015, and involves weekly sessions in inclusive classrooms in institutions in the metropolitan area of Lisbon. This communication offers a reflection on the preliminary results obtained, but it essentially shares and discusses aspects related to the genesis, methodology, observation instruments and strategies that were specifically created to support the implementation of the program. The model of our interventions offers benefits for the development of language and implies the discovery, creation and recreation language and literature, books and poetry, with body in motion, with music and other arts.

Description

Keywords

Literacia emergente Literatura Linguagem Livro Artes Emergent literacy Literature Language Book Arts

Citation

Alexandre, I. F., Lima Rodrigues, L. M., & Andrade, R. (2017). O que nos torna mais fortes? PROL – Programa de Literacia Emergente. In L. Lima Rodrigues, D. Rodrigues, L. A. Pires, & M. Loureiro (Eds.), Livro de Atas do V Congresso Internacional da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – “Educação, inclusão e inovação” – Parte 1, textos completos (pp. 973-987). Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial

CC License