Publication
A mediação nos caminhos da escola
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Melo, Sara | |
| dc.contributor.author | Lemos, Liliana Flora da Cunha | |
| dc.date.accessioned | 2020-07-31T11:12:35Z | |
| dc.date.available | 2020-07-31T11:12:35Z | |
| dc.date.issued | 2020-06 | |
| dc.date.submitted | 2020-05 | |
| dc.description.abstract | A indisciplina parece ser um fenómeno em ascensão no meio escolar. As causas são variadas e têm sido estudadas várias perspetivas, no intuito de compreender a essência da mesma e, sobretudo, encontrar estratégias de atuação para uma inversão da tendência. Os conflitos são um problema social e a mediação surge como uma forma de resolução de conflitos. A mediação é uma forma de gerir relações interpessoais e um meio pacífico de resolução de conflitos, que se baseia na comunicação e na negociação. Tendo em conta as complexas dinâmicas sociais e culturais do mundo contemporâneo impôs-se a necessidade de (re)criar os processos de interação cultural que colaborassem para a construção de uma cultura democrática e de cidadania, assim como, de um desenvolvimento social mais harmonioso. A inclusão da mediação em contexto escolar poderá contribuir para a mudança de um modelo conflitual e competitivo, para um modelo consensual e cooperativo. Um dos benefícios da mediação é a sua vertente educativa e pedagógica, que assume uma maior relevância na escola, enquanto espaço privilegiado de aprendizagem e socialização. Assim, o presente trabalho surge na necessidade de criar um projeto de intervenção social que tem como objetivo melhorar a convivência escolar, incluindo todos os elementos da comunidade educativa. Desta forma, o projeto pretende conseguir ajudar a comunidade escolar na resolução de problemas de relacionamento deteriorados, problemas de agressividade e indisciplina, entre os alunos. O projeto tem como público-alvo toda a comunidade escolar, com uma grande incidência nos encarregados de educação e familiares dos alunos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202556263 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33025 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Mediação escolar | pt_PT |
| dc.subject | Indisciplina | pt_PT |
| dc.subject | Convivência | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento pessoal | pt_PT |
| dc.title | A mediação nos caminhos da escola | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Serviço Social do Porto |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Liliana Lemos.pdf
- Size:
- 2.21 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- A mediação nos caminhos da escola
