Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
807.62 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório resulta do estágio realizado no Serviço de Promoção e Comunicação (SPC) do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P., do qual foi possível elaborar um modelo de organização e gestão de eventos. Ao longo da integração na equipa do SPC e presença nos eventos “my Port Wine day” e “Taste in Douro”, foi possível verificar a inexistência de inquéritos de avaliação e satisfação, um procedimento essencial para se conhecer a opinião do consumidor dos eventos e, se necessário, fazer as devidas alterações e melhorias. Com a implementação dos inquéritos, iniciou-se um processo de análise dos dados recolhidos e foi possível compreender quem são os consumidores dos eventos do IVDP com as questões sociodemográficas, os seus gostos, a sua assiduidade aos eventos, se voltariam aos eventos e por fim se deixariam alguma recomendação de melhoria aos mesmos.
No desenvolvimento do estágio, tornou-se como foco de interesse, a compreensão das motivações e dos fatores que influenciavam os parceiros vínicos e o público consumidor a fazerem parte dos eventos do IVDP. Desta forma foi aplicada uma metodologia qualitativa, onde foi possível compreender ambas as partes e retirar dados importantes para a elaboração do modelo de organização e gestão de eventos. Estes dados revelavam que ambos os intervenientes dos eventos, valorizavam o aumento de conhecimento e a educação dos consumidores sobre o vinho do Douro e do Porto, como o principal motivo e fator para fazerem parte dos eventos. O modelo de organização e gestão dos eventos veio criar um processo de normas a serem cumpridas e seguidas pelos gestores dos eventos, facilitando todo o processo de organização e gestão do evento e com a finalidade de serem realizados eventos de sucesso, mantendo a sua tipologia. Este modelo permite a organização e gestão de eventos de forma mais facilitada, sendo possível aos gestores a realização de eventos de sucesso, também como mais tempo para a criação de propostas de valor para o mesmo.No trabalho são propostas ações de melhoria que visam a criação de valor aos eventos do IVDP, indo ao encontro das respostas recolhidas nas entrevistas feitas aos parceiros vínicos e ao público consumidor. As sugestões passam pela criação de conteúdo direcionado ao público e ao aumento de conhecimento por eles desejado, a maior interação entre os oradores e o público, com foco na educação do público não só nos vinhos, assim como nas regiões, tipos de castas, entre outros e a modernização e digitalização no processo de recolha de dados dos inquéritos de avaliação e satisfação.
Description
Keywords
Vinhos do Douro e do Porto Gestão de eventos Marketing Promoção Comunicação