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- A importância do endomarketing na felicidade dos colaboradores - estudo de caso na Transportes PascoalPublication . Ribeiro, Maria; Luís Reis, JoséNum mundo cada vez mais competitivo focado no sucesso, as empresas procuram algo que as diferencie do resto do mercado através da valorização dos seus colaboradores. O marketing interno numa organização é fulcral para o êxito da empresa, é fundamental encontrar novas estratégias que valorizem os recursos humanos tornando-se um fator marcante para aumentar a competitividade das organizações. A literatura refere que as ações de endomarketing cooperam para a comunicação e relação da organização com os seus colaboradores. ET descrita como uma troca, a organização oferece recursos para que os colaboradores se envolvam mais e sejam mais ativos no meio organizacional. Através desta valorização e satisfação do colaborador, há um maior envolvimento no seu trabalho e uma felicidade agregada o que originará uma vantagem competitiva da empresa no mercado. Este estudo tem como objetivo analisar a Felicidade Organizacional dos colaboradores da empresa Transportes Pascoal, S.A., através das práticas de endomarketing, tendo sido efetuado um inquérito aos colaboradores da empresa, concluindo-se a partir da análise dos resultados obtidos que a média da felicidade organizacional é avaliada como boa.
- A satisfação dos visitantes de feiras profissionais e a sua intenção de retorno. Estudo de caso: Exponor ExhibitionsPublication . Salvador, Joana; Alves, CaetanoEstamos perante uma sociedade cada vez mais exigente e perfecionista a nível dos produtos ou serviços que procuram no mercado. Isto, não é exceção no que toca às feiras profissionais, que mundialmente têm alcançado um volume de negócios cada vez mais acrescido, prevendo assim um aumento do peso deste setor económico na nossa sociedade. Deste modo, este estudo pretende explorar as feiras profissionais do ponto de vista dos visitantes, uma vez que este apresenta uma lacuna a nível da literatura, de modo a fornecer conhecimentos e informações úteis para o melhoramento da performance deste tipo de eventos. Mais especificamente, este estudo pretende perceber qual a satisfação dos visitantes das feiras profissionais e a influência dessa satisfação na intenção de retorno a estes eventos. Para tentar responder ao objetivo principal e específicos da presente investigação, inicialmente foi realizado um enquadramento teórico das feiras profissionais e seguidamente um enquadramento teórico da influência da satisfação na intenção de retorno. Com o estudo de caso específico e a aplicação da metodologia de investigação, foi elaborado um inquérito por questionário dirigido aos visitantes das feiras de forma a tentar mensurar as diferentes dimensões presentes no inquérito e chegar a conclusões concretas para obtenção de respostas para o problema de investigação. Para análise dos dados recolhidos foram aplicadas variadas técnicas de análise estatística tais como a estatística descritiva, diferenças estatisticamente significativas, correlações e regressões lineares. Para além do método quantitativo mencionado, foram também utilizados dois métodos qualitativos para sustentar os dados e conclusões obtidos. Esses métodos englobaram as entrevistas semiestruturadas e a observação participante dos visitantes. Por fim foram efetuadas as conclusões que incluem a resposta ao problema apresentado, os principais contributos e recomendações da investigação e também as limitações e sugestões para futuras investigações.
- The impact of customer centric sustainability on brand relationship : A study of the Portuguese fast fashion consumersPublication . da Silva, Bruno; Nogueira, MafaldaThe present research proposes to contribute to measure Sheth's et al. (2011) the three dimensions of customer-centric sustainability (economic, environmental and social) and the impact that these individual dimensions have on dimensions of brand relationship, particularly brand trust, affective brand commitment and continuance brand commitment. The conceptual model formulated in this research was tested through the collection of a non-probability convenience sample. Statistical procedures were applied to the sample of Portuguese fast fashion consumers (n= 228) collected. The results of the research showed that there was a significant relationship between all the dimensions of CCS and brand trust, and also that economic sustainability and social sustainability were significant to predict affective brand commitment. In addition, this study showcased that brand trust also influenced positively the intention of consumers to maintain a long term relationship with fast fashion brands. The results obtained are further detailed in this study and implications of these results for managers and theory were also detailed.
- Atributos determinantes na escolha de um hotel para os portugueses residentes no distrito do PortoPublication . Bispo, Mafalda; Alves, CaetanoO tema a estudar na presente dissertação resulta da identificação de lacunas no que toca à compreensão dos atributos que influenciam e determinam o processo da tomada de decisão de compra aquando da escolha final de um hotel, dos portugueses residentes no distrito do Porto. A identificação de padrões de consumo nos diferentes segmentos de mercado resulta na compreensão das determinantes na escolha e, consequente compra, de uma estadia de, pelo menos, uma noite, num hotel. O comportamento do atual consumidor de serviços hoteleiros irá, inegavelmente, afetar a economia das empresas neste setor bem como deverá moldar e orientar as estratégias das unidades hoteleiras. Na perspetiva da oferta por parte das empresas hoteleiras, tendo em conta as novas tendências deste mercado, a maior facilidade em aceder à informação por parte do consumidor bem como a crescente concorrência no setor que leva ao aumento da competitividade, torna-se imprescindível conhecer o seu consumidor e potencial consumidor para, estrategicamente, saber influenciar no momento da decisão de escolha através das ferramentas de marketing disponíveis. As conclusões deste estudo pretendem fornecer aos hotéis informações importantes no que se refere à estratégia de segmentação, desenvolvimento de produtos e comunicação de marketing.
- A obstenção em Portugal como fenómeno de não consumo político: diagnóstico das causas numa perspetiva de marketingPublication . Marques, Nuno; Ferreira, Mafalda
- Influência das crianças na mudança de comportamentos dos adultos: um estudo aplicado à campanha de marketing social de prevenção rodoviária da AscendiPublication . Fins, João; Casais, BeatrizA distração digital durante a condução é apontada como uma das principais causas de acidentes rodoviários. Para combater este problema os apelos ao medo têm sido amplamente difundidos nas campanhas de segurança rodoviária, contudo sem os resultados esperados. Assim, a concessionária de autoestradas Ascendi desenvolveu uma campanha para combater esta questão de uma forma original - através da exibição de peças de teatro a crianças, fazendo com que estas divulguem a mensagem aos adultos. A mensagem assentou em apelos essencialmente positivos que promoveram comportamentos corretos. Assim, estabeleceu-se o objetivo geral deste estudo: compreender a influência das crianças na mudança comportamental dos adultos. Com a adoção de uma metodologia mista - elaboração de dois questionários, enquanto abordagem quantitativa cuja população foram os 5000 encarregados de educação das crianças impactadas (1º questionário com 512 respostas válidas e o 2º com 691 respostas válidas), e de uma observação participante, enquanto abordagem qualitativa, foi possível responder às hipóteses de caso estabelecidas com base na literatura. Assim, aplicadas diferentes técnicas de recolha de dados, foi possível observar que os inquiridos consideraram, dos agentes influenciadores apresentados, as crianças como os que mais os influenciavam em termos de mudança de comportamento. Com a criação de uma escala de medição do efeito da influência das crianças nos adultos foi possível concluir que, os apelos negativos transmitidos são menos eficazes que os apelos positivos e o género do adulto influenciado, assim como o número de filhos, não apresentam qualquer tipo de correlação com a eficácia da mensagem transmitida pela criança. Por fim, salienta-se que a campanha foi um sucesso pelo feedback transmitido pelas crianças, seus pais e entidades envolvidas, porém o principal dado que permite essa conclusão é o facto de, numa altura de grande fluxo de campanhas sociais (entrada na época natalícia), passados 3 a 4 meses da realização da mesma, 71% dos inquiridos terem afirmado ainda se lembrar da campanha.
- A surpresa na experiência de consumo: o caso do NorteshoppingPublication . Pedro, Beatriz; Neves, CidáliaObjetivo da Investigação: A investigação é um estudo de caso ao NorteShopping, que tem como tema a surpresa na experiência de consumo, ao qual se assemelha a um estudo anteriormente realizado. O objetivo geral é compreender o processo de formação da surpresa na experiência de consumo do centro comercial NorteShopping. Metodologia: Tem por base o uso de uma metodologia qualitativa, um estudo de caso, onde se aplica técnicas de recolha de dados como, a entrevista semi-estruturada, a técnica projetiva, o protocolo verbal, a técnica de auto-relato não verbal e o questionário (técnica quantitativa). Discussão de Resultados e Conclusões: Nos resultados, como antecedentes à formação da surpresa, temos as experiências surpreendentes anteriormente vivenciadas pelos consumidores NorteShopping, que estão associadas à inovação na variedade de serviços e produtos, ao desejo, e às relações sociais, mas também com as expectativas dos consumidores, as expetativas de previsão que são a variedade de lojas, a qualidade dos produtos e serviços e os preços competitivos, as expetativas normativas, como a variedade de lojas, os bons preços, e as expetativas ideais, que são as opções de lazer e entretenimento, o acesso à informação entre outros. Posteriormente aplica-se a técnica do protocolo verbal onde se recolhe as reações à experiência de consumo atual, que em interação com as experiências de consumo já vivenciadas, definem as categorias geradoras de surpresa, estas associadas à inovação, ao desejo, à solução de problemas, a lembranças pessoais e às relações sociais. Através do modelo teórico, Roda de Genebra, e das reações à experiência de consumo concluiu-se que a surpresa influência a satisfação do cliente. Limitações: É importante ter em conta nos resultados da investigação, que a amostragem é em bola de neve, e que a seleção é feita por elementos conhecidos da população, que indiquem outros indivíduos que a integrem e assim sucessivamente. Para além disso a situação de saúde pública (covid-19) que vivemos impossibilitou a realização de algumas técnicas de recolha de dados a aplicar inicialmente.
- Plano de marketing de conteúdo para a Pedaços de CacauPublication . Almeida, Ana; Casais, BeatrizEste estudo é relativo a um estágio curricular realizado entre setembro de 2019 e janeiro de 2020 na empresa Pedaços de Cacau, uma pequena empresa que produz e comercializa chocolates artesanais. Trata-se de uma análise às práticas de marketing de conteúdo da empresa no digital, dirigidas aos consumidores finais e aos clientes-empresa, nomeadamente através da sua atividade nas redes sociais Facebook e Instagram, atividade no website e loja online, e newsletter. Com o objetivo de compreender o envolvimento que os clientes sentem em relação ao conteúdo da Pedaços de Cacau, e se este afeta a sua lealdade e os faz querer continuar a ser clientes da marca, realizaram-se entrevistas a cinco dos seus clientes do modelo de negócio Business-to-Business (B2B) e analisaram-se todas as publicações do Facebook e Instagram que a Pedaços de Cacau fez durante o período de estágio. Foi, também, analisado o conteúdo do website e da newsletter. Depois de uma análise de conteúdo aos dados obtidos quer das práticas de marketing de conteúdo da empresa como da auscultação do mercado, concluiu-se que os clientes no setor B2B se encontram mais envolvidos com a empresa, mostrando-se leais e satisfeitos com a Pedaços de Cacau; por outro lado, a análise das publicações do Facebook e do Instagram mostrou que existem poucas interações com os consumidores finais, o que revela pouco envolvimento com estes clientes. Em consequência desenvolveu-se um conjunto de recomendações estratégicas de marketing de conteúdo orientadas para ajudar a empresa a atingir os seus objetivos de aumento de notoriedade e envolvimento com os seus clientes. Palavras-chave: Marketing de Conteúdo; Inbound Marketing; Redes Sociais; Funil de Vendas e Marketing; Envolvimento.
- Digital Influencers e os seus seguidores: o personal branding que nasce onlinePublication . Vieira, Inês; Santos, FernandoEsta dissertação centra-se em compreender o fenómeno do Personal Branding no Instagram, para analisar quais são as dinâmicas particulares de uma marca pessoal que nasce online. De modo a atingir este objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, recorrendo a técnicas de recolha de dados também qualitativas: análise documental e entrevistas. Este é um estudo qualitativo, com uma abordagem interpretativa. Este estudo permite sugerir que para se poderem considerar como uma marca, os Digital Influencers têm de: (1) ter capacidade de construir uma marca forte e desejada, (2) basear-se em autenticidade, (3) manter a marca nos corações e nas mentes das pessoas ao seu redor, (4) acrescentar valor aos outros com Personal Branding, (5) evoluir para permanecer relevante. Portanto, caso cumpram com os 5 requisitos propõe-se que sejam considerados uma Personal Brand, porque significa que já se distinguem dos demais e adicionam valor aos seguidores com aquilo que transmitem (Personal Brand Equity). Este estudo permite também propor que as Personal Brands de Digital Influencers podem ser encaradas como tendo vários estágios de evolução. Estes estágios são: (1) fase de exploração; (2) fase de amadurecimento e (3) fase de renome. Foi possível ainda identificar três novas motivações dos utilizadores para seguirem Digital Influencers: (1) identificação/empatia, (2) regularidade de publicação de conteúdos e (3) hábito de seguir. O estudo ajudou ainda a desvendar que, para os seguidores, se a mensagem transmitida pelos Digital Influencers for mais próxima da realidade que vivem, é interiorizada mais rapidamente, porque suscita emoções com que se identificam (e.g. família). Por fim, dois aspetos revelaram-se adicionalmente centrais para os utilizadores seguirem Digital Influencers: a capacidade de o Digital Influencer manter sempre a mesma forma de 10 comunicar, aquela com que habituou o seu público; e a transparência nas mensagens que transmite. Se outrora as marcas pessoais eram desenvolvidas fora do mundo digital, hoje é pertinente considerar que as marcas pessoais possam nascer no mundo online. Esta tese foca-se neste fenómeno – marcas pessoais que nascem no mundo digital, nomeadamente no Instagram. Vários estudos abordam o Personal Branding, mas existe pouco conhecimento sobre o fenómeno de Personal Branding que nasce no mundo online, como tal, este estudo permitiu explorar essa interseção e compreender as suas particularidades. Durante o desenvolvimento deste estudo foram encontradas algumas limitações, que podem ser colmatadas em futuras pesquisas. A natureza explicativa dos estudos de caso abordados implica um potencial limitado para generalizar os resultados da pesquisa. No entanto, os resultados do trabalho são teoricamente relevantes, expondo novas perspetivas de Personal Branding. Isso amplia os conhecimentos atuais e desvenda perspetivas para estudos futuros que possam expandir ou desafiar as perspetivas reveladas com este estudo.
- Reposicionamento da marca WEBCOMUM como referência na área do desenvolvimento e gestão de e-commerce em 2022Publication . Ferreira, Ana; Mena, RicardoO comércio eletrónico tem vindo, dia após dia, a conquistar o mercado de forma cada vez mais profunda e impactante. Apesar do seu acentuado crescimento nos últimos anos, a pandemia do Covid-19 veio acelerar exponencialmente esta tendência. Desta forma, é crescente o número de empresas que procura este meio como alternativa para chegar aos seus clientes e, assim, evoluir os seus negócios. Da mesma forma, são cada vez mais os consumidores que veem no e-commerce uma alternativa mais rápida, completa e eficaz para adquirir produtos ou serviços. No seguimento desta tendência, este estudo pretende reposicionar a marca Webcomum, uma agência de marketing digital e desenvolvimento web, como uma marca de referência no desenvolvimento e gestão de e-commerce na área do Grande Porto. De forma a dar resposta a este objetivo, foi inicialmente desenvolvida uma revisão da literatura focada no conceito de marca, gestão da marca e nos seus envolventes, bem como no marketing digital e e-commerce. Como metodologia de investigação, adotou-se o estudo de caso e foi realizado um inquérito por questionário aos colaboradores da empresa objeto de estudo (23 respostas), bem como uma entrevista ao seu CEO, Fernando Félix, e a um líder de opinião da área do marketing digital e comércio eletrónico, Filipe Carrera. Esta recolha de dados teve como objetivo a análise do estado atual da marca Webcomum e a recolha de tendências acerca do mercado de e-commerce em Portugal. Foi ainda realizada uma análise interna da empresa e uma análise de mercado, concorrência e tendências que, combinada com os dados primários recolhidos, permitiu descobrir falhas e desenvolver um novo posicionamento de mercado para a marca. Por fim, obtiveram-se conclusões que viabilizaram a elaboração de recomendações prioritárias para a empresa em estudo.