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- Medicamentos e alergias alimentares: presença de proteína do leite de vaca, glúten e/ou soja em antibióticosPublication . Brás, A.; Santo, M.; Figueiredo, A.; Costa, I. M.
- Rotulagem VS DDR: A realidade de suplementos alimentares vitamínicosPublication . Inez, R.; Costa, I.M.; Auxtero, M. D.; Figueiredo, A.
- Efeito do café descafeinado encapsulado na glicémiaPublication . Silva, A.; Auxtero, M. D.
- Efeito da fotoproteção na pigmentação cutâneaPublication . Auxtero, Maria Deolinda F. S.; Laúdo, Dulce; Pires, Suse
- Search engine architecturePublication . Alves, Ana Sofia Silva; Costa, João Pedro Matos daOs constantes avanços na tecnologia proporcionam soluções que facilitam o processo da escrita de documentação, no entanto, particularmente em áreas técnicas e científicas, como a medicina e a indústria farmacêutica, a revisão e a associação de conceitos e técnicas, continuam a requerer um esforço dos intervenientes no seu processo de escrita. A plataforma doDOC surge com o intuito de ajudar profissionais a pouparem esforços neste processo, investindo sempre na procura de inovações, com vista a proporcionar melhorias contínuas. A extração de informação adequada é fundamental para analisar e interpretar este volume de informação de modo a agilizar e colaborar na escrita destes documentos.Este estudo propõe um sistema que permite a pesquisa de termos em documentos e, retorna a definição do termo pesquisado e as relações que possam estar associadas ao mesmo. Para o atingir, foi realizado um estudo de aplicações utilizadas para extração de informação no contexto de clinical trials. O segundo passo incidiu num outro estudo de ferramentas que permitissem fazer indexação de estruturas e Full Text Search. Posto isto, foi criado um dicionário interno com base num repositório de informação médica selecionado: o Metathesarus, proveniente do UMLS. Seguiu-se o treino de vários modelos multi-task CNN, com os termos do dicionário criado, e a sua avaliação. Neste ponto, foi possível percorrer o conteúdo dos documentos da plataforma doDOC e proceder à criação de uma estrutura que armazene termos, juntamente com a sua definição, relações e localização no documento. Esta estrutura será periodicamente atualizada e indexada, possibilitando, numa fase final, que sejam realizadas pesquisas pelo utilizador, com uma resposta rápida e completa. Para o efeito, foi desenvolvido um endpoint para retornar o resultado da pesquisa ao utilizador.
- PriADA: Management and Adaptation of Information Based on Data Privacy in Public EnvironmentsPublication . Lopes, Hugo; Pires, Ivan; Sánchez San Blas, Héctor; Garcia, Raul; LEITHARDT, VALDERI
- Digital Influencers e os seus seguidores: o personal branding que nasce onlinePublication . Vieira, Inês; Santos, FernandoEsta dissertação centra-se em compreender o fenómeno do Personal Branding no Instagram, para analisar quais são as dinâmicas particulares de uma marca pessoal que nasce online. De modo a atingir este objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, recorrendo a técnicas de recolha de dados também qualitativas: análise documental e entrevistas. Este é um estudo qualitativo, com uma abordagem interpretativa. Este estudo permite sugerir que para se poderem considerar como uma marca, os Digital Influencers têm de: (1) ter capacidade de construir uma marca forte e desejada, (2) basear-se em autenticidade, (3) manter a marca nos corações e nas mentes das pessoas ao seu redor, (4) acrescentar valor aos outros com Personal Branding, (5) evoluir para permanecer relevante. Portanto, caso cumpram com os 5 requisitos propõe-se que sejam considerados uma Personal Brand, porque significa que já se distinguem dos demais e adicionam valor aos seguidores com aquilo que transmitem (Personal Brand Equity). Este estudo permite também propor que as Personal Brands de Digital Influencers podem ser encaradas como tendo vários estágios de evolução. Estes estágios são: (1) fase de exploração; (2) fase de amadurecimento e (3) fase de renome. Foi possível ainda identificar três novas motivações dos utilizadores para seguirem Digital Influencers: (1) identificação/empatia, (2) regularidade de publicação de conteúdos e (3) hábito de seguir. O estudo ajudou ainda a desvendar que, para os seguidores, se a mensagem transmitida pelos Digital Influencers for mais próxima da realidade que vivem, é interiorizada mais rapidamente, porque suscita emoções com que se identificam (e.g. família). Por fim, dois aspetos revelaram-se adicionalmente centrais para os utilizadores seguirem Digital Influencers: a capacidade de o Digital Influencer manter sempre a mesma forma de 10 comunicar, aquela com que habituou o seu público; e a transparência nas mensagens que transmite. Se outrora as marcas pessoais eram desenvolvidas fora do mundo digital, hoje é pertinente considerar que as marcas pessoais possam nascer no mundo online. Esta tese foca-se neste fenómeno – marcas pessoais que nascem no mundo digital, nomeadamente no Instagram. Vários estudos abordam o Personal Branding, mas existe pouco conhecimento sobre o fenómeno de Personal Branding que nasce no mundo online, como tal, este estudo permitiu explorar essa interseção e compreender as suas particularidades. Durante o desenvolvimento deste estudo foram encontradas algumas limitações, que podem ser colmatadas em futuras pesquisas. A natureza explicativa dos estudos de caso abordados implica um potencial limitado para generalizar os resultados da pesquisa. No entanto, os resultados do trabalho são teoricamente relevantes, expondo novas perspetivas de Personal Branding. Isso amplia os conhecimentos atuais e desvenda perspetivas para estudos futuros que possam expandir ou desafiar as perspetivas reveladas com este estudo.
- Reposicionamento da marca WEBCOMUM como referência na área do desenvolvimento e gestão de e-commerce em 2022Publication . Ferreira, Ana; Mena, RicardoO comércio eletrónico tem vindo, dia após dia, a conquistar o mercado de forma cada vez mais profunda e impactante. Apesar do seu acentuado crescimento nos últimos anos, a pandemia do Covid-19 veio acelerar exponencialmente esta tendência. Desta forma, é crescente o número de empresas que procura este meio como alternativa para chegar aos seus clientes e, assim, evoluir os seus negócios. Da mesma forma, são cada vez mais os consumidores que veem no e-commerce uma alternativa mais rápida, completa e eficaz para adquirir produtos ou serviços. No seguimento desta tendência, este estudo pretende reposicionar a marca Webcomum, uma agência de marketing digital e desenvolvimento web, como uma marca de referência no desenvolvimento e gestão de e-commerce na área do Grande Porto. De forma a dar resposta a este objetivo, foi inicialmente desenvolvida uma revisão da literatura focada no conceito de marca, gestão da marca e nos seus envolventes, bem como no marketing digital e e-commerce. Como metodologia de investigação, adotou-se o estudo de caso e foi realizado um inquérito por questionário aos colaboradores da empresa objeto de estudo (23 respostas), bem como uma entrevista ao seu CEO, Fernando Félix, e a um líder de opinião da área do marketing digital e comércio eletrónico, Filipe Carrera. Esta recolha de dados teve como objetivo a análise do estado atual da marca Webcomum e a recolha de tendências acerca do mercado de e-commerce em Portugal. Foi ainda realizada uma análise interna da empresa e uma análise de mercado, concorrência e tendências que, combinada com os dados primários recolhidos, permitiu descobrir falhas e desenvolver um novo posicionamento de mercado para a marca. Por fim, obtiveram-se conclusões que viabilizaram a elaboração de recomendações prioritárias para a empresa em estudo.
- Financial advising em Portugal: perceção vs realidadePublication . Teixeira, Beatriz; Alves, CaetanoOs consumidores são confrontados com decisões cada vez mais difíceis devido ao aumento da complexidade e diversidade dos produtos e serviços financeiros. Assim, é importante que estes reconheçam esses obstáculos, desenvolvam capacidades financeiras que lhes permitam fazer as opções corretas e procurem aconselhamento, se o pretenderem, tal como fazem quando detetam um problema de saúde e vão ao médico. O propósito desta dissertação é compreender o valor percecionado pelo investidor face ao aconselhamento financeiro em Portugal, caracterizando a entrega do serviço, tanto na perspetiva do prestador como do investidor, com enfoque na perceção de valor conferida, bem como nos atributos reconhecidos e fatores de influência, detetando eventuais discrepâncias entre as partes envolvidas. Por isso, incidiu-se a investigação num inquérito aos consumidores portugueses onde os participantes responderam acerca da perceção de valor perante os serviços financeiros, mais concretamente o financial advising, relacionando o seu perfil de investidor e conhecimento financeiro bem como todos os fatores demográficos. Também foi entrevistado um provider experiente no serviço para, paralelamente, estabelecer uma perspetiva organizacional. Os resultados obtidos permitem conhecer as características que contribuem para a utilização dos serviços financeiros e do financial advising, tal como o nível de rendimento, a idade ou existência de dependentes no agregado, mas também para detetar falhas na entrega do serviço, como conflitos de interesses pela parte dos profissionais e das entidades, e o nível reduzido de literacia financeira que impede a total confiança por parte do consumidor e o entendimento das mais valias do serviço. Seria assim importante, a implementação de uma campanha de marketing a nível nacional, formação curricular e geral na temática, bem como alterações regulamentares, para ajudar os consumidores a identificar profissionais adequados às suas necessidades.
- Elaboração de modelo de organização e gestão de eventos: caso IVDP - Instituto dos vinhos do Douro e do Porto I.PPublication . da Silva, João; Luís Reis, JoséO presente relatório resulta do estágio realizado no Serviço de Promoção e Comunicação (SPC) do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P., do qual foi possível elaborar um modelo de organização e gestão de eventos. Ao longo da integração na equipa do SPC e presença nos eventos “my Port Wine day” e “Taste in Douro”, foi possível verificar a inexistência de inquéritos de avaliação e satisfação, um procedimento essencial para se conhecer a opinião do consumidor dos eventos e, se necessário, fazer as devidas alterações e melhorias. Com a implementação dos inquéritos, iniciou-se um processo de análise dos dados recolhidos e foi possível compreender quem são os consumidores dos eventos do IVDP com as questões sociodemográficas, os seus gostos, a sua assiduidade aos eventos, se voltariam aos eventos e por fim se deixariam alguma recomendação de melhoria aos mesmos. No desenvolvimento do estágio, tornou-se como foco de interesse, a compreensão das motivações e dos fatores que influenciavam os parceiros vínicos e o público consumidor a fazerem parte dos eventos do IVDP. Desta forma foi aplicada uma metodologia qualitativa, onde foi possível compreender ambas as partes e retirar dados importantes para a elaboração do modelo de organização e gestão de eventos. Estes dados revelavam que ambos os intervenientes dos eventos, valorizavam o aumento de conhecimento e a educação dos consumidores sobre o vinho do Douro e do Porto, como o principal motivo e fator para fazerem parte dos eventos. O modelo de organização e gestão dos eventos veio criar um processo de normas a serem cumpridas e seguidas pelos gestores dos eventos, facilitando todo o processo de organização e gestão do evento e com a finalidade de serem realizados eventos de sucesso, mantendo a sua tipologia. Este modelo permite a organização e gestão de eventos de forma mais facilitada, sendo possível aos gestores a realização de eventos de sucesso, também como mais tempo para a criação de propostas de valor para o mesmo.No trabalho são propostas ações de melhoria que visam a criação de valor aos eventos do IVDP, indo ao encontro das respostas recolhidas nas entrevistas feitas aos parceiros vínicos e ao público consumidor. As sugestões passam pela criação de conteúdo direcionado ao público e ao aumento de conhecimento por eles desejado, a maior interação entre os oradores e o público, com foco na educação do público não só nos vinhos, assim como nas regiões, tipos de castas, entre outros e a modernização e digitalização no processo de recolha de dados dos inquéritos de avaliação e satisfação.