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Abstract(s)
Os consumidores são confrontados com decisões cada vez mais difíceis devido ao aumento da complexidade e diversidade dos produtos e serviços financeiros. Assim, é importante que estes reconheçam esses obstáculos, desenvolvam capacidades financeiras que lhes permitam fazer as opções corretas e procurem aconselhamento, se o pretenderem, tal como fazem quando detetam um problema de saúde e vão ao médico.
O propósito desta dissertação é compreender o valor percecionado pelo investidor face ao aconselhamento financeiro em Portugal, caracterizando a entrega do serviço, tanto na perspetiva do prestador como do investidor, com enfoque na perceção de valor conferida, bem como nos atributos reconhecidos e fatores de influência, detetando eventuais discrepâncias entre as partes envolvidas. Por isso, incidiu-se a investigação num inquérito aos consumidores portugueses onde os participantes responderam acerca da perceção de valor perante os serviços financeiros, mais concretamente o financial advising, relacionando o seu perfil de investidor e conhecimento financeiro bem como todos os fatores demográficos. Também foi entrevistado um provider experiente no serviço para, paralelamente, estabelecer uma perspetiva organizacional.
Os resultados obtidos permitem conhecer as características que contribuem para a utilização dos serviços financeiros e do financial advising, tal como o nível de rendimento, a idade ou existência de dependentes no agregado, mas também para detetar falhas na entrega do serviço, como conflitos de interesses pela parte dos profissionais e das entidades, e o nível reduzido de literacia financeira que impede a total confiança por parte do consumidor e o entendimento das mais valias do serviço. Seria assim importante, a implementação de uma campanha de marketing a nível nacional, formação curricular e geral na temática, bem como alterações regulamentares, para ajudar os consumidores a identificar profissionais adequados às suas necessidades.
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Financial advising Perceção de valor Literacia financeira Consumidor Investidor Portugal Markeitng financeiro