Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.65 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação centra-se em compreender o fenómeno do Personal Branding no Instagram, para analisar quais são as dinâmicas particulares de uma marca pessoal que nasce online.
De modo a atingir este objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, recorrendo a técnicas de recolha de dados também qualitativas: análise documental e entrevistas. Este é um estudo qualitativo, com uma abordagem interpretativa.
Este estudo permite sugerir que para se poderem considerar como uma marca, os Digital Influencers têm de: (1) ter capacidade de construir uma marca forte e desejada, (2) basear-se em autenticidade, (3) manter a marca nos corações e nas mentes das pessoas ao seu redor, (4) acrescentar valor aos outros com Personal Branding, (5) evoluir para permanecer relevante. Portanto, caso cumpram com os 5 requisitos propõe-se que sejam considerados uma Personal Brand, porque significa que já se distinguem dos demais e adicionam valor aos seguidores com aquilo que transmitem (Personal Brand Equity).
Este estudo permite também propor que as Personal Brands de Digital Influencers podem ser encaradas como tendo vários estágios de evolução. Estes estágios são: (1) fase de exploração; (2) fase de amadurecimento e (3) fase de renome.
Foi possível ainda identificar três novas motivações dos utilizadores para seguirem Digital Influencers: (1) identificação/empatia, (2) regularidade de publicação de conteúdos e (3) hábito de seguir. O estudo ajudou ainda a desvendar que, para os seguidores, se a mensagem transmitida pelos Digital Influencers for mais próxima da realidade que vivem, é interiorizada mais rapidamente, porque suscita emoções com que se identificam (e.g. família).
Por fim, dois aspetos revelaram-se adicionalmente centrais para os utilizadores seguirem Digital Influencers: a capacidade de o Digital Influencer manter sempre a mesma forma de
10
comunicar, aquela com que habituou o seu público; e a transparência nas mensagens que transmite.
Se outrora as marcas pessoais eram desenvolvidas fora do mundo digital, hoje é pertinente considerar que as marcas pessoais possam nascer no mundo online. Esta tese foca-se neste fenómeno – marcas pessoais que nascem no mundo digital, nomeadamente no Instagram. Vários estudos abordam o Personal Branding, mas existe pouco conhecimento sobre o fenómeno de Personal Branding que nasce no mundo online, como tal, este estudo permitiu explorar essa interseção e compreender as suas particularidades.
Durante o desenvolvimento deste estudo foram encontradas algumas limitações, que podem ser colmatadas em futuras pesquisas. A natureza explicativa dos estudos de caso abordados implica um potencial limitado para generalizar os resultados da pesquisa. No entanto, os resultados do trabalho são teoricamente relevantes, expondo novas perspetivas de Personal Branding. Isso amplia os conhecimentos atuais e desvenda perspetivas para estudos futuros que possam expandir ou desafiar as perspetivas reveladas com este estudo.
Description
Keywords
Marketing Personalbranding Instagram Digital influencer Motivações dos seguidores Branding