Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada O contributo do Estudo do Meio para uma abordagem integrada do currículo no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido num Colégio da área da Grande Lisboa, com uma turma do 2.º ano do Ensino Básico. Com este relatório pretendeu-se refletir sobre o período no qual ocorreu a Prática Pedagógica, assim como analisar a evolução do grupo perante a implementação do projeto de investigação. Toda a prática foi sustentada num design de investigação-ação, assumindo um paradigma interpretativo, através do qual foi possível observar, planificar, intervir e refletir perante os objetivos definidos. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho consistiu em evidenciar as potencialidades da Área Curricular Estudo do Meio e de que forma as mesmas contribuem para desenvolver as restantes Áreas Curriculares. Pretendeu-se, assim, refletir acerca da gestão que os professores fazem do currículo e das potencialidades desta Área Curricular. Esta área apresenta-se como uma área integradora e integrada que nem sempre é rentabilizada nas salas de aula do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para isso foram implementadas várias atividades de forma a promover as restantes áreas demonstrando o carácter integrador do Estudo do Meio. Os principais resultados alcançados vão ao encontro da questão problema Como acionar a capacidade integradora do Estudo do Meio, contribuindo para as aprendizagens em Português, Matemática e para a construção de Competências Sociais. Efetivamente o Estudo do Meio pode ser encarado como uma via para abordar as restantes Áreas Curriculares.
The present report is part of the Supervised Teaching Practice for the master’s degree for Teaching Qualification for Pre-school and the 1st Cycle of Basic Education, carried out in a private school located in the Greater Lisbon area, with a 2nd year group of Basic Education. Through this report it is intended to reflect on the period during which the Teaching Practice took place, as well as analyze the evolution of the group following the implementation of the research project. The whole practice was based on a research-action model, adopting an interpretive paradigm, by which it was possible to observe, plan, intervene and reflect on the set out objectives. Thus, the main objective of this work was to demonstrate the potential of the Environmental Studies Curriculum Area and how it contributes to the development of other curriculum areas. The aim was therefore to reflect on how teachers manage the curriculum and the potential of this Curriculum Area. This area appears as an integrating and integrated area which is not always exploited in the classrooms of the 1st Cycle of Basic Education. In order to do so, several activities were implemented so as to promote the remaining areas demonstrating the integrating nature of Environmental Studies. The main results are in line with the question/ problem How To Trigger the integrative capacity of Environmental Studies, contributing to learning in Portuguese, Mathematics and the construction of Social Skills and Environmental Studies can effectively be regarded as a way to approach the remaining Curriculum Areas.

Description

Keywords

Primeiro-ciclo Prática Pedagógica Estudo do Meio Integração Curricular Gestão do Currículo First-cycle Teaching Practice Environmental Studies Curriculum Integration Curriculum Management

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue