Browsing by Issue Date, starting with "2015-04-06"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada O contributo do Estudo do Meio para uma abordagem integrada do currículo no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Agostinho, Ana Margarida de Oliveira Alemão Branco; Paramés, AnaO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido num Colégio da área da Grande Lisboa, com uma turma do 2.º ano do Ensino Básico. Com este relatório pretendeu-se refletir sobre o período no qual ocorreu a Prática Pedagógica, assim como analisar a evolução do grupo perante a implementação do projeto de investigação. Toda a prática foi sustentada num design de investigação-ação, assumindo um paradigma interpretativo, através do qual foi possível observar, planificar, intervir e refletir perante os objetivos definidos. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho consistiu em evidenciar as potencialidades da Área Curricular Estudo do Meio e de que forma as mesmas contribuem para desenvolver as restantes Áreas Curriculares. Pretendeu-se, assim, refletir acerca da gestão que os professores fazem do currículo e das potencialidades desta Área Curricular. Esta área apresenta-se como uma área integradora e integrada que nem sempre é rentabilizada nas salas de aula do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para isso foram implementadas várias atividades de forma a promover as restantes áreas demonstrando o carácter integrador do Estudo do Meio. Os principais resultados alcançados vão ao encontro da questão problema Como acionar a capacidade integradora do Estudo do Meio, contribuindo para as aprendizagens em Português, Matemática e para a construção de Competências Sociais. Efetivamente o Estudo do Meio pode ser encarado como uma via para abordar as restantes Áreas Curriculares.