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Authors
Abstract(s)
O crescimento do número de Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal com
ofertas formativas semelhantes fez com que o setor se tornasse cada vez mais
competitivo na captação de novos estudantes. A globalização e a massificação da
informação tornaram os consumidores mais atentos, informados, conscientes e rigorosos,
sendo capazes de selecionar apenas a informação que vá ao encontro das suas
necessidades e expectativas. Neste cenário, tornou-se imperativo que as IES criem
estratégias de marketing para se diferenciarem no mercado, aquando o primeiro contacto
com os estudantes, para serem escolhidas como primeira opção em detrimento de outras,
no acesso ao Ensino Superior.
Através de testemunhos recolhidos a atuais estudantes do Politécnico de Coimbra, este
projeto visa conhecer e compreender as expectativas do potencial candidato ao Ensino
Superior. Com o conhecimento adquirido através destes testemunhos, promoveu-se um
focus group com a atual equipa de captação da IES, para recolher insights e desenhar uma
ação de captação diferenciadora para o Politécnico de Coimbra, em cocriação entre os
vários atores da IES, através de um processo colaborativo. Por fim, os resultados foram
validados pela Presidência da IES, como proposta de melhoria na sua estratégia de
captação de novos estudantes.
Esta proposta, decorrente de metodologias de natureza qualitativa e que assentam numa
lógica de cocriação, tem como pontos-chave esclarecer o carácter diferenciador do ensino
politécnico, incentivar a presença de estudantes nas ações de captação, promover uma
relação mais próxima com os potenciais candidatos, capacitando os profissionais de
captação e estudantes que participam na captação sobre todos os temas mais procurados
pelos potenciais candidatos, incluindo os apoios sociais existentes e as diferentes formas
de ingresso. Propõe-se ainda um programa de portas abertas e, por fim, sublinha-se a
necessidade de gerar maior presença informativa através dos meios digitais, prolongando
desta forma a relação com o potencial candidato.
Description
Keywords
Captação de Estudantes Ensino Superior Marketing Cocriação