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A experiência do candidato ao Ensino Superior no IPC como input para o desenho de uma ação de captação diferenciadora

dc.contributor.advisorFernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971-
dc.contributor.authorLopes, Miguel Ângelo Marques
dc.date.accessioned2024-11-15T14:10:45Z
dc.date.available2024-11-15T14:10:45Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO crescimento do número de Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal com ofertas formativas semelhantes fez com que o setor se tornasse cada vez mais competitivo na captação de novos estudantes. A globalização e a massificação da informação tornaram os consumidores mais atentos, informados, conscientes e rigorosos, sendo capazes de selecionar apenas a informação que vá ao encontro das suas necessidades e expectativas. Neste cenário, tornou-se imperativo que as IES criem estratégias de marketing para se diferenciarem no mercado, aquando o primeiro contacto com os estudantes, para serem escolhidas como primeira opção em detrimento de outras, no acesso ao Ensino Superior. Através de testemunhos recolhidos a atuais estudantes do Politécnico de Coimbra, este projeto visa conhecer e compreender as expectativas do potencial candidato ao Ensino Superior. Com o conhecimento adquirido através destes testemunhos, promoveu-se um focus group com a atual equipa de captação da IES, para recolher insights e desenhar uma ação de captação diferenciadora para o Politécnico de Coimbra, em cocriação entre os vários atores da IES, através de um processo colaborativo. Por fim, os resultados foram validados pela Presidência da IES, como proposta de melhoria na sua estratégia de captação de novos estudantes. Esta proposta, decorrente de metodologias de natureza qualitativa e que assentam numa lógica de cocriação, tem como pontos-chave esclarecer o carácter diferenciador do ensino politécnico, incentivar a presença de estudantes nas ações de captação, promover uma relação mais próxima com os potenciais candidatos, capacitando os profissionais de captação e estudantes que participam na captação sobre todos os temas mais procurados pelos potenciais candidatos, incluindo os apoios sociais existentes e as diferentes formas de ingresso. Propõe-se ainda um programa de portas abertas e, por fim, sublinha-se a necessidade de gerar maior presença informativa através dos meios digitais, prolongando desta forma a relação com o potencial candidato.pt_PT
dc.identifier.tid203721853pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52812
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCaptação de Estudantespt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectCocriaçãopt_PT
dc.titleA experiência do candidato ao Ensino Superior no IPC como input para o desenho de uma ação de captação diferenciadorapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

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