Repository logo
 
Publication

A implementação de um Plano Individual de Transição para facilitação do processo de transição da escola para o mundo laboral de uma aluna com transtorno do espectro do autismo

dc.contributor.advisorNeves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-
dc.contributor.authorFurtado, Ingrid Cibele Costa
dc.date.accessioned2022-05-12T08:54:14Z
dc.date.available2022-05-12T08:54:14Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNeste estudo, busca-se desenvolver a inclusão no mundo laboral de uma aluna com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) a partir da implementação do Plano Individual de Transição (PIT), documento que apresenta o indivíduo em relação às suas potencialidades, habilidades, desejos, gostos, humor, socialização etc. O trabalho apresentado segue um modelo de abordagem quantitativa, cuja amostra é de uma aluna com TEA, inserida em uma escola pública do Ensino Médio e, posteriormente, como estagiária em uma empresa de saúde e bem-estar animal. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e grelhas de observação, ambos construídos especificamente para o efeito. Os resultados obtidos indicam que pessoas com TEA tem um grande potencial para serem inseridas no mundo do trabalho, desde que as mesmas tenham desenvolvido habilidades básicas para a execução da função por elas escolhida, uma vez que elas têm direitos a escolhas, como qualquer outro cidadão. A inclusão no mundo do trabalho de pessoas com TEA ainda é simplório, e nessa pesquisa concluímos a necessidade da instituição educacional se comprometer com o processo de inserção ao mundo do laboral como projeto de vida dos educandos com TEA. Como resultado, o plano de intervenção PIT exposto poderá ser uma ferramenta que ajude a inserir com estabilidade, pessoas com deficiência no mercado de trabalhopt_PT
dc.identifier.tid203008308pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40518
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrabalhopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.titleA implementação de um Plano Individual de Transição para facilitação do processo de transição da escola para o mundo laboral de uma aluna com transtorno do espectro do autismopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
INGRID_FURTADO.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format