Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A implementação de um Plano Individual de Transição para facilitação do processo de transição da escola para o mundo laboral de uma aluna com transtorno do espectro do autismo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
INGRID_FURTADO.pdf1.72 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste estudo, busca-se desenvolver a inclusão no mundo laboral de uma aluna com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) a partir da implementação do Plano Individual de Transição (PIT), documento que apresenta o indivíduo em relação às suas potencialidades, habilidades, desejos, gostos, humor, socialização etc. O trabalho apresentado segue um modelo de abordagem quantitativa, cuja amostra é de uma aluna com TEA, inserida em uma escola pública do Ensino Médio e, posteriormente, como estagiária em uma empresa de saúde e bem-estar animal. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e grelhas de observação, ambos construídos especificamente para o efeito. Os resultados obtidos indicam que pessoas com TEA tem um grande potencial para serem inseridas no mundo do trabalho, desde que as mesmas tenham desenvolvido habilidades básicas para a execução da função por elas escolhida, uma vez que elas têm direitos a escolhas, como qualquer outro cidadão. A inclusão no mundo do trabalho de pessoas com TEA ainda é simplório, e nessa pesquisa concluímos a necessidade da instituição educacional se comprometer com o processo de inserção ao mundo do laboral como projeto de vida dos educandos com TEA. Como resultado, o plano de intervenção PIT exposto poderá ser uma ferramenta que ajude a inserir com estabilidade, pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Description

Keywords

Trabalho Escola Autismo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue