Repository logo
 
Publication

Uma experiência de educação intercultural através da expressão dramática

dc.contributor.advisorRoldão, Cristina
dc.contributor.authorMartins, Ana Catarina Agostinho
dc.date.accessioned2025-02-26T15:23:28Z
dc.date.available2025-02-26T15:23:28Z
dc.date.issued2025-01
dc.description.abstractO estudo apresentado neste relatório de investigação sobre a prática, surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como tema e título “Uma experiência de Educação Intercultural através da Expressão Dramática”. O seu principal objetivo é: compreender os contributos de um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil para o desenvolvimento da educação intercultural em sala de aula. Assim, esta investigação pretende responder a duas questões: “De que modo um projeto de educação intercultural pode ser desenvolvido através de práticas pedagógicas relacionadas com a expressão dramática e com a literatura infantojuvenil?” e “De que forma um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil pode promover o desenvolvimento de competências interculturais nas crianças?” A investigação foi desenvolvida numa turma do 3º ano do ensino básico e a abordagem metodológica escolhida foi de natureza qualitativa. Desse modo, os instrumentos de recolha e análise de dados passaram pela observação participante, com as respetivas notas de campo durante o período de estágio; entrevista semi-estruturada à professora cooperante; focus-group com as crianças e uma recolha e análise documental de fontes variadas, como produções dos alunos, fotografias e registos de áudio. Tendo em conta as diferentes fases do projeto, a estagiária pôde realizar importantes aprendizagens sobre a prática pedagógica no campo da educação intercultural. Para além disso, com as intervenções pedagógicas em sala de aula, os alunos puderam desenvolver, através da literatura infantojuvenil e expressão dramática, competências ao nível da educação intercultural.pt_PT
dc.description.abstractThe study presented in this research report on practice emerged within the scope of the Curricular Unit Internship IV, of the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, and has as its theme and title “An Intercultural Education Experience through Dramatic Expression.” Its main objective is to understand the contributions of a project involving dramatic expression and children’s and young adult literature to the development of intercultural education in the classroom. Thus, this research aims to answer two questions: “In what ways can an intercultural education project be developed through pedagogical practices related to dramatic expression and children’s and young adult literature?” and “How can a project of dramatic expression and children’s and young adult literature promote the development of intercultural competences in children?” The research was carried out in a 3rd-year elementary school class, and the chosen methodological approach was qualitative in nature. Thus, data collection and analysis instruments included participant observation with corresponding field notes during the internship period; a semi-structured interview with the cooperating teacher; a focus group with the children; and the collection and analysis of various documentary sources, such as students’ work, photographs, and audio recordings. Considering the different phases of the project, the intern was able to acquire significant learning about pedagogical practice in the field of intercultural education. Moreover, through the pedagogical interventions in the classroom, students were able to develop intercultural education skills through children’s and young adult literature and dramatic expression.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54547
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Interculturalpt_PT
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_PT
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectIntercultural Educationpt_PT
dc.subjectChildren’s and Young Adult Literaturept_PT
dc.subjectDramatic Expressionpt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.titleUma experiência de educação intercultural através da expressão dramáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatório Catarina Martins_versão final.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: