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- Uma experiência de educação intercultural através da expressão dramáticaPublication . Martins, Ana Catarina Agostinho; Roldão, CristinaO estudo apresentado neste relatório de investigação sobre a prática, surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como tema e título “Uma experiência de Educação Intercultural através da Expressão Dramática”. O seu principal objetivo é: compreender os contributos de um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil para o desenvolvimento da educação intercultural em sala de aula. Assim, esta investigação pretende responder a duas questões: “De que modo um projeto de educação intercultural pode ser desenvolvido através de práticas pedagógicas relacionadas com a expressão dramática e com a literatura infantojuvenil?” e “De que forma um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil pode promover o desenvolvimento de competências interculturais nas crianças?” A investigação foi desenvolvida numa turma do 3º ano do ensino básico e a abordagem metodológica escolhida foi de natureza qualitativa. Desse modo, os instrumentos de recolha e análise de dados passaram pela observação participante, com as respetivas notas de campo durante o período de estágio; entrevista semi-estruturada à professora cooperante; focus-group com as crianças e uma recolha e análise documental de fontes variadas, como produções dos alunos, fotografias e registos de áudio. Tendo em conta as diferentes fases do projeto, a estagiária pôde realizar importantes aprendizagens sobre a prática pedagógica no campo da educação intercultural. Para além disso, com as intervenções pedagógicas em sala de aula, os alunos puderam desenvolver, através da literatura infantojuvenil e expressão dramática, competências ao nível da educação intercultural.
- Guidelines de apoio à auditoria em prevenção e controlo de infeção: microcredencial em prevenção e controlo de infeçãoPublication . Morgado, Marta; Caramujo, Natércia; Caria, Helena
- A segurança em ÁfricaPublication . Garrido, Rui; Pinto, Teresa Nogueira; Sousa, Ricardo Real; Rito, Pedro
- Securing IoT sensors using sharding-based blockchain network technology integration: a systematic reviewPublication . Aslam, Ammad; Postolache, Octavian; Oliveira, Sancho; Dias Pereira, José Miguel CostaSharding is an emerging blockchain technology that is used extensively in several fields such as finance, reputation systems, the IoT, and others because of its ability to secure and increase the number of transactions every second. In sharding-based technology, the blockchain is divided into several sub-chains, also known as shards, that enhance the network throughput. This paper aims to examine the impact of integrating shardingbased blockchain network technology in securing IoT sensors, which is further used for environmental monitoring. In this paper, the idea of integrating sharding-based blockchain technology is proposed, along with its advantages and disadvantages, by conducting a systematic literature review of studies based on sharding-based blockchain technology in recent years. Based on the research findings, sharding-based technology is beneficial in securing IoT systems by improving security, access, and transaction rates. The findings also suggest several issues, such as cross-shard transactions, synchronization issues, and the concentration of stakes. With an increased focus on showcasing the important trade-offs, this paper also offers several recommendations for further research on the implementation of blockchain network technology for securing IoT sensors with applications in environment monitoring. These valuable insights are further effective in facilitating informed decisions while integrating sharding-based technology in developing more secure and efficient decentralized networks for internet data centers (IDCs), and monitoring the environment by picking out key points of the data.
- Plano de Pós-parto® :Publication . Sendas, Mónica Vaz; Freitas, Maria Joãoperíodo pós-parto implica uma adaptação importante na vida de uma família. Este documento tem como objetivo fornecer instruções sobre o preenchimento do Plano de Pós-parto®, um instrumento testado cientificamente e com o número de registo de obra nº433/2024, que contribui para uma experiência de pós-parto positiva. Ao prepararem-se antecipadamente, terão acesso a informações e ferramentas que facilitarão a transição para esta nova fase, promovendo confiança e bem-estar para todos os envolvidos.
- Drug-food interactions of lipid-lowering statin drugs and mediterranean-based dietary supplements: friends or foesPublication . Costa, Rita Rafaela Galinha; Malva, João; Viana, Sofia; Reis, FlávioContexto: Alterações no estilo de vida, como a adoção de padrões alimentares saudáveis associados à Dieta Mediterrânea (MedDiet), são fundamentais em qualquer plano de tratamento, incluindo em pacientes medicados com estatinas. O número de consumidores que recorrem ao uso de alimentos fortificados com componentes MedDiet e/ou nutracêuticos tem vindo a aumentar, não obstante a probabilidade de ocorrência de efeitos adversos potencialmente graves aquando combinação de ambos os componentes. Um exemplo paradigmático prende-se com os suplementos alimentares enriquecidos em polifenóis, uma classe de metabolitos secundários com propriedades anti-dislipidémicas amplamente disponível no mercado sem necessidade de prescrição médica. Com efeito, a co-administração de estatinas e polifenóis parece potenciar a incidência de miopatia induzida por estatinas por meio da inibição das proteínas OATP, CYP450 e HMG-CoA redutase. No entanto, há elevada probabilidade de existirem alvos biológicos concorrentes a mediar estas interações, potencialmente influenciando tanto as respostas farmacodinâmicas quanto farmacocinéticas das estatinas. Por outro lado, subsistem dúvidas quanto ao consumo crónico de suplementos à base de polifenóis poder alcançar concentrações plasmáticas suficientes para desencadear alterações da farmacocinética das estatinas relevantes na clínica. O presente trabalho tem como objetivo mapear as interações relatadas entre as estatinas e os polifenóis e identificar os principais alvos biológicos envolvidos, com o objetivo de elucidar o seu impacto na farmacocinética, eficácia e toxicidade das estatinas. Métodos: Foi realizada uma revisão scoping utilizando as bases de dados PubMed/Medline, Scopus e Web of Science. Este trabalho foi desenhado de acordo com o PRISMA-ScR. O protocolo da revisão foi registado no Open Science Framework (https://doi.org/10.17605/OSF.IO/PYB4R). Resultados: Dos 134 registos identificados, 38 foram incluídos na análise. A rosuvastatina, sinvastatina e atorvastatina foram as três estatinas mais comumente utilizadas nos estudos incluídos. Todos os polifenóis usados pertencem à classe dos flavonoides, exceto um classificado como estilbeno. Oitenta e quatro porcento (84,2%) dos estudos reportam Interações entre as estatinas e polifenóis. O OATP foi o alvo biológico mais frequentemente identificado como responsável por essas interações (n=16), seguido pela inibição das proteínas CYP450 (n=9), P-glicoproteína (n=3), HMG-CoA redutase (n=2) e esterases intestinais (n=1). Os parâmetros farmacocinéticos que descrevem as interações entre estatinas e polifenóis demonstraram considerável variabilidade e inconsistência entre os estudos, sublinhando o potencial aumento tanto da eficácia terapêutica quanto dos efeitos adversos. Conclusões: As interações entre estatinas e polifenóis ocorrem por meio do transporte de fármacos mediado pelas proteínas OATPe P-glicoproteína bem como do metabolismo dependente das enzimas CYP450 e esterases intestinais, afetando vias bioquímicas críticas do metabolismo lipídico, como a via do mevalonato, essencial para a biossíntese do colesterol. Este trabalho avança o conhecimento ao fornecer um framework mecanístico que pode orientar investigação futura relacionada com a otimização da eficácia terapêutica das estatinas-polifenóis por forma a evitar quer resultados terapêuticos sub-ótimos, quer o aumento do risco de efeitos adversos. Em última análise, este estudo pretende consciencializar investigadores, doentes, prestadores de serviços de saúde e sistemas de farmacovigilância sobre a necessidade de sistematizar recomendações práticas sobre como prevenir e/ou gerir interações entre estatinas e polifenóis no contexto clínico.
- Intervenções de Enfermagem na Redução do Estigma em Saúde Mental de AdolescentesPublication . Ferreira, CarolinaEnquadramento: A adolescência assume um papel crítico na saúde mental. É uma fase do desenvolvimento marcada por transformações físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Os adolescentes são considerados um grupo vulnerável à exclusão social, discriminação e estigma em relação à saúde mental, o que resulta em dificuldades na aprendizagem, comportamentos de risco, problemas de saúde física e violações dos direitos humanos. A redução do estigma em saúde mental, especialmente nesta fase, é um desafio prioritário e de saúde pública que requer a implementação de intervenções multidimensionais e sustentadas. Objetivo: Mapear a literatura existente sobre intervenções de Enfermagem para a redução do estigma em saúde mental de adolescentes. Metodologia: Foi conduzida uma Scoping Review seguindo as diretrizes do Joanna Briggs Institute e do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and MetaAnalyses extension for Scoping Reviews. Foram pesquisados artigos em português, inglês ou espanhol, sem restrição temporal, nas bases de dados MEDLINE® with Full Text, CINAHL complete, PsychInfo e Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive (acesso via EBSCOhost Web) e nos repositórios científicos, RCAAP e OpenGrey. A pesquisa foi realizada no decorrer do período de 2 de janeiro de 2024 a 31 de março de 2024. Foram apenas selecionados estudos que descreviam intervenções de Enfermagem para a redução do estigma em saúde mental dos adolescentes. Os dados foram extraídos a partir de um instrumento desenvolvido pelos investigadores, alinhado com o objetivo e questões de investigação. Foi realizada a síntese dos resultados em formato de tabela e narrativo. Resultados: Foram incluídos 2 artigos na revisão. Foram encontrados programas psicoeducacionais para a promoção da literacia em saúde mental e redução do estigma em saúde mental da população adolescente em contexto escolar. As intervenções utilizaram metodologias de educação e contacto. As intervenções abordaram componentes da literacia em saúde mental, incluindo saúde e doença mental, comportamentos de risco e competências sociais. Foram observadas variações na duração das intervenções entre os estudos analisados, com um período de intervenção de 1 hora a 14 horas. Os estudos analisados utilizaram escalas de atitudes e comportamentos relacionados à saúde mental e questionários de avaliação de conhecimentos como métodos de avaliação das intervenções. Os estudos avaliaram resultados a curto prazo (duas semanas) e a longo prazo (três meses, seis meses e doze meses). A população nos estudos era composta por adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. A escola emerge como o contexto preferencial utilizado para este tipo de intervenções. As limitações desta revisão incluem a escassez de estudos focados nas intervenções de enfermagem para a redução do estigma em saúde mental dos adolescentes e a restrição linguística na revisão. Conclusão: Têm sido utilizadas intervenções para combater o estigma em saúde mental nos adolescentes por meio de educação e contacto em contexto escolar. Os reduzidos resultados refletem a necessidade de maior investimento nesta área de Enfermagem.
- Caça Maior em Portugal, saúde animal e saúde pública. Estudo de caso no Alto Alentejo – Reservas de caça dos concelhos de Nisa e Castelo de Vide (Portalegre)Publication . Calha, Guilherme António Bengala; Conceição, Maria Antónia Pereira daO presente trabalho foi realizado no âmbito do estágio curricular da dissertação de Mestrado em Engenharia Agropecuária, da Escola Superior Agrária de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). O objetivo foi ter conhecimento dos processos legais ligados à Caça Maior em Portugal, com enfoque nas principais doenças. Esta abordagem foi desenvolvida na perspetiva da saúde animal, da saúde pública e da sustentabilidade dos ecossistemas, enquadrada nos planos de vigilância e monitorização de doenças. Em termos de metodologia, acompanhou-se o médico veterinário que faz parte da bolsa de inspetores registados na Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), para a área em estudo – concelhos de Nisa e Castelo de Vide (Portalegre) na prática do exame inicial e de todo o processo relacionado (necrópsia propriamente dita, colheita de amostras, destino dos resíduos e subprodutos, higienização dos locais, registos e encaminhamento das peças). O acompanhamento do exame inicial em caça grossa ocorreu em Associações de Caçadores (AC), em Clubes de Caçadores (CC); em Associações de Caça e Pesca (ACP); e em Associação Cinegética (AC), entre 21 de outubro de 2023 e 25 de fevereiro de 2024, em 634 animais, dos quais, 383 veados e 251 javalis. Registaram-se lesões compatíveis com tuberculose em 16 animais (2,5%) dos 634 abatidos: 9 veados (2,3%) e 7 javalis (2,8%) com rejeição total e colheita de amostras. As rejeições parciais, por causas variadas, ocorreram em 39 animais (6,2 %) dos 634 abatidos.
- O 25 de Abril e a construção da democracia até à atualidade: a metodologia de aprendizagem por descoberta guiada aplicada na disciplina de história e geografia de Portugal do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Eduarda Veríssimo; Campos,, Maria do Rosário Castiço de, 1958-Este Relatório Final integra a Unidade Curricular de Prática Educativa II, do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal do 2º CEB e foi organizado no âmbito do Estágio integrado na referida Unidade Curricular. Foi no âmbito do domínio “O 25 de Abril e a construção da Democracia até à atualidade”, numa turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que ocorreu a nossa intervenção. Como questão de partida enunciámos a seguinte: “É possível que as crianças adquiram conhecimentos de uma maneira apelativa através da metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada?”. Por sua vez, foram definidos como objetivos os seguintes: suscitar o gosto pela descoberta; promover aprendizagens significativas; compreender, de uma forma apelativa, acontecimentos relativos ao 25 de Abril de 1974. Tendo por base a questão de partida e os objetivos referidos, e como orientação a metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada, foram postas em prática algumas atividades preparadas para a turma que acompanhámos ao longo do estágio curricular. Este documento está dividido em duas partes: a primeira é referente à fundamentação teórica, metodologia e objetivos do estudo, enquanto a segunda detalha a prática de ensino no 2º Ciclo do Ensino Básico, incluindo materiais produzidos e atividades realizadas. Todas as informações apresentadas são baseadas em documentos oficiais, como as Aprendizagens Essenciais (Direção-Geral da Educação, 2018) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Direção-Geral da Educação, 2017). Na sua continuidade, aborda o papel essencial do ensino da disciplina de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento educacional e cívico dos alunos, destacando que esta disciplina promove o entendimento do espaço e das ações humanas no passado, incentivando a reflexão sobre questões de identidade, cultura, democracia e direitos humanos. Além disso, ressalta a importância da preservação do património cultural e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e comunicação. Ao analisar eventos históricos e questões contemporâneas, o ensino da disciplina referida possibilita aos alunos compreenderem melhor o mundo em que vivemos, que está em constante mudança.
- O impacto da dança movimento terapia no conhecimento do corpo em adultos com perturbação do desenvolvimento intelectualPublication . Domingues, Renata Consentino; Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-O objetivo deste estudo foi identificar e descrever as características do Desenho da Figura Humana em adultos com deficiência intelectual e avaliar os itens desenvolvimentais após a implementação de um programa de intervenção de Dança Movimento Terapia, que combina as qualidades criativas e expressivas da dança com uma abordagem psicoterapêutica. O programa foi composto por 16 sessões com a duração de 1 hora, realizadas duas vezes por semana, e participou um grupo de 13 adultos com deficiência intelectual. Antes e após o programa, foi aplicado o teste do Desenho de Figura Humana com o intuito de avaliar o conhecimento corporal através da cotação por itens desenvolvimentais (Koppitz, 2000), o que tenderia a indicar possíveis efeitos no desenvolvimento cognitivo e na maturidade dos participantes. Após a intervenção, os resultados indicaram um aumento significativo no número de detalhes/elementos desenvolvimentais no Desenho da Figura Humana, sugerindo que houve um incremento no conhecimento corporal dos participantes no final do programa, o que, por sua vez, indicará uma possível progressão ao nível da maturidade ou do desenvolvimento cognitivo dos participantes.