Browsing by Issue Date, starting with "2025-01"
Now showing 1 - 10 of 116
Results Per Page
Sort Options
- Guidelines de apoio à auditoria em prevenção e controlo de infeção: microcredencial em prevenção e controlo de infeçãoPublication . Morgado, Marta; Caramujo, Natércia; Caria, Helena
- A segurança em ÁfricaPublication . Garrido, Rui; Pinto, Teresa Nogueira; Sousa, Ricardo Real; Rito, Pedro
- Securing IoT sensors using sharding-based blockchain network technology integration: a systematic reviewPublication . Aslam, Ammad; Postolache, Octavian; Oliveira, Sancho; Dias Pereira, José Miguel CostaSharding is an emerging blockchain technology that is used extensively in several fields such as finance, reputation systems, the IoT, and others because of its ability to secure and increase the number of transactions every second. In sharding-based technology, the blockchain is divided into several sub-chains, also known as shards, that enhance the network throughput. This paper aims to examine the impact of integrating shardingbased blockchain network technology in securing IoT sensors, which is further used for environmental monitoring. In this paper, the idea of integrating sharding-based blockchain technology is proposed, along with its advantages and disadvantages, by conducting a systematic literature review of studies based on sharding-based blockchain technology in recent years. Based on the research findings, sharding-based technology is beneficial in securing IoT systems by improving security, access, and transaction rates. The findings also suggest several issues, such as cross-shard transactions, synchronization issues, and the concentration of stakes. With an increased focus on showcasing the important trade-offs, this paper also offers several recommendations for further research on the implementation of blockchain network technology for securing IoT sensors with applications in environment monitoring. These valuable insights are further effective in facilitating informed decisions while integrating sharding-based technology in developing more secure and efficient decentralized networks for internet data centers (IDCs), and monitoring the environment by picking out key points of the data.
- Plano de Pós-parto® :Publication . Sendas, Mónica Vaz; Freitas, Maria Joãoperíodo pós-parto implica uma adaptação importante na vida de uma família. Este documento tem como objetivo fornecer instruções sobre o preenchimento do Plano de Pós-parto®, um instrumento testado cientificamente e com o número de registo de obra nº433/2024, que contribui para uma experiência de pós-parto positiva. Ao prepararem-se antecipadamente, terão acesso a informações e ferramentas que facilitarão a transição para esta nova fase, promovendo confiança e bem-estar para todos os envolvidos.
- Relatório de estágio no grupo Vista Alegre: Reflexão sobre as técnicas e metodologias do design de comunicação com foco nos valores do prestígio e intemporalidadePublication . Nunes, Inês Freitas Coelho Duque; Neves, Paula Cristina MarquesA realização deste estágio tem como foco, consolidar e aprofundar as bases e aptidões atingidas na Licenciatura em Design e no Mestrado em Design e Cultura Visual, aplicando esses conhecimentos de forma prática no contexto do Design de Comunicação. O propósito foi contribuir para o desenvolvimento de soluções visuais eficazes, atendendo os valores e a identidade das marcas do Grupo Vista Alegre, como a Vista Alegre, a Bordallo Pinheiro e a Casa Alegre. O estágio possibilitou a participação da aluna em projetos correntes, como o desenvolvimento de folhetos, materiais de comunicação e conteúdos para as redes sociais, considerando as metodologias de design aprendidas e adaptando-as às exigências de cada marca. A analise dos projetos realizados ao longo do estágio serviu como mote para a investigação teórica sobre as abordagens do design de comunicação no setor. Além disso, o estágio visou agilizar as competências criativas e a aptidão de apresentar soluções visuais em conformidade com padrões de qualidade e prazos de entrega exigentes. A investigação presente neste relatório averigua como é que estas competências e metodologias foram manuseadas de forma a expressar os valores visuais de prestígio e intemporalidade que retratam o Grupo Vista Alegre. Por fim, com a realização deste relatório a aluna não pretende apenas descrever as competências adquiridas e o conhecimento aplicado, mas sim dispor diretrizes para a prática do design de comunicação no contexto empresarial, com foco na importância de alinhar a expressão visual com os valores da marca e as instigações do mercado.
- Interference and distortion as portals towards alternative creative cues in dance-makingPublication . Ogieriakhi, Paul Osakpamwan; Ribeiro, Cláudia Sofia SevivasThis thesis explores the synthesis of creating dance sequences using two different data representation approach and creating a machine learning model that suits the data. One of the models is trained on image data and the other on keyPoint data. Both models were trained on the same video of a one-hour dance performance, with the aim of comparing their effectiveness in generating realistic and expressive movements. The image-based model captures the dancer's visual features, while the keyPoint-based model performed well on learning the skeletal structure and core body movements. By analysing the performance of each model in terms of motion accuracy and temporal coherence, smoothness, and visual effects, this research provides insights into the strengths and weaknesses of both approaches. The study reveals how each model can be used to address different challenges in dance generation, offering a comprehensive evaluation of the trade-offs between visual richness and motion abstraction. The findings have potential applications in fields such as animation, virtual reality, and digital choreography, where the generation of realistic human motion is crucial. The study also paves the way for future research in integrating multimodal data for more sophisticated dance generation systems. In view of this, the project also shows the usefulness of the LSTM in sequences generation.
- Aplicação da metodologia das 16 personalidades Myers-Briggs para o estudo do público-alvo e criação de personasPublication . Ribeiro, Carlota Vaz Santos; Morais, Rodrigo AntunesA metodologia de testes de personalidade MBTI - Myers-Briggs, atualmente, muito utilizada na área de Recursos Humanos, mais especificamente, na gestão de equipas e nos processos de recrutamento, permite o estudo e compreensão de padrões de comportamentos, através da codificação de 16 personalidades. Esta metodologia compreende como é que cada tipo de personalidade se comporta e processa a informação nos vários contextos, tanto profissional como pessoal, que, em possível consequência, afetará a forma como as suas decisões de consumo são tomadas. Tendo esta definição em vista, o presente estudo pretende avaliar em que medida a exploração e aplicação desta metodologia na área criativa, mais concretamente na fase de planeamento de campanhas publicitárias e estudo do público-alvo — após uma análise qualitativa e quantitativa do mesmo — , poderá ser útil na sua categorização e organização de dados recolhidos, e vantajosa na construção de personas, de forma a otimizar a aplicação de estratégias de comunicação e potencializar os seus resultados, através da otimização da semiologia utilizada no design e publicidade adequadas a cada personalidade. Este estudo, em caso de sucesso, pretende superar os desafios atuais da crescente fragmentação de media e comunicação, permitindo às empresas desenvolverem campanhas one-to-one, cada vez mais personalizadas. Como forma de concretização, pretende-se realizar a análise de artigos sobre a metodologia, compilação de estudos realizados durante mais de 80 anos sobre a matéria, assim como realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais da área da publicidade, de forma a confirmar a veracidade da hipótese em estudo, no cumprimento do objetivo da presente pesquisa.
- Perceção e impacto da comunicação digital da marca Dove na Geração Y: Uma análise das relações emocionais e atitudes de consumoPublication . Canumbila, Eliana Sofia Torres; Machado, Maria Joana de Oliveira Vilela da SilvaEste estudo visa explorar e avaliar como a comunicação digital da marca Dove influencia o público feminino da Geração Y – também conhecida como geração Milénio, ou “os millenials” – no consumo e relação com a marca, através da sua presença nas plataformas digitais. Nele, procura-se identificar aspetos da perceção e da interação deste grupo em relação às campanhas e à comunicação digital da Dove, que contribuam para compreender o impacto das estratégias digitais da marca para esse universo de contacto com o seu público e os seus comportamentos de consumo. A dissertação está organizada em quatro partes: a primeira, incide num enquadramento teórico e apresenta a revisão da literatura para este estudo, analisando os conceitos-base nele envolvidos, tais como, comunicação digital, marketing de conteúdo, consumo, entre outros; a segunda, apresenta a metodologia utilizada, qualitativa de cariz exploratório, baseada em entrevistas semiestruturadas, de acordo com os objetivos definidos para o trabalho; a terceira parte, sistematiza, analisa e discute os resultados obtidos; a quarta, oferece um conjunto de conclusões sobre o estudo feito e apresenta sugestões para investigações futuras, inserindo também algumas recomendações estratégicas que a marca Dove poderia seguir, no sentido de otimizar o seu posicionamento digital e, assim, fortalecer a sua ligação com a Geração Y.
- Tendências culturais e o coolhunting na publicidade de moda: O estudo de caso da JacquemusPublication . Manso, Mafalda Tavares; Cantú, William AfonsoA moda representa uma forma de expressão cultural que impacta o quotidiano de todos, representando a identidade, os valores e as crenças da sociedade. Já o consumo de produtos de luxo, está associado a sistemas de diferenciação e distinção, onde os consumidores procuram exclusividade e singularidade. No entanto, o conceito de luxo evoluiu, abrangendo diversas categorias de produtos, adaptando as mesmas às tendências culturais e à crescente procura por significados simbólicos e emocionais por parte dos consumidores. Sendo que, o objetivo principal deste estudo passa por compreender a relação da marca Jacquemus, analisando a sua identidade e estratégia, a metodologia utilizada foi um estudo de caso baseado num coolhunting, uma abordagem qualitativa que permite captar mudanças emergentes no comportamento e na cultura. Através da análise da comunicação e identidade visual da marca, e da consequente utilização do Prisma de Kapferer, foi possível explorar as formas como a marca integra as tendências culturais. Os resultados revelam que a marca incorpora de forma eficaz as tendências culturais emergentes, como o minimalismo e a sustentabilidade nas suas campanhas, originando uma narrativa autêntica e inovadora que a destaca dos seus concorrentes. Posto isto, conclui-se que a marca se mantém relevante e coerente, equilibrando inovação e tradição na sua comunicação estratégica.
- Uma experiência de educação intercultural através da expressão dramáticaPublication . Martins, Ana Catarina Agostinho; Roldão, CristinaO estudo apresentado neste relatório de investigação sobre a prática, surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como tema e título “Uma experiência de Educação Intercultural através da Expressão Dramática”. O seu principal objetivo é: compreender os contributos de um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil para o desenvolvimento da educação intercultural em sala de aula. Assim, esta investigação pretende responder a duas questões: “De que modo um projeto de educação intercultural pode ser desenvolvido através de práticas pedagógicas relacionadas com a expressão dramática e com a literatura infantojuvenil?” e “De que forma um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil pode promover o desenvolvimento de competências interculturais nas crianças?” A investigação foi desenvolvida numa turma do 3º ano do ensino básico e a abordagem metodológica escolhida foi de natureza qualitativa. Desse modo, os instrumentos de recolha e análise de dados passaram pela observação participante, com as respetivas notas de campo durante o período de estágio; entrevista semi-estruturada à professora cooperante; focus-group com as crianças e uma recolha e análise documental de fontes variadas, como produções dos alunos, fotografias e registos de áudio. Tendo em conta as diferentes fases do projeto, a estagiária pôde realizar importantes aprendizagens sobre a prática pedagógica no campo da educação intercultural. Para além disso, com as intervenções pedagógicas em sala de aula, os alunos puderam desenvolver, através da literatura infantojuvenil e expressão dramática, competências ao nível da educação intercultural.
