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Relatório de estágio no grupo Vista Alegre: Reflexão sobre as técnicas e metodologias do design de comunicação com foco nos valores do prestígio e intemporalidade

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Abstract(s)

A realização deste estágio tem como foco, consolidar e aprofundar as bases e aptidões atingidas na Licenciatura em Design e no Mestrado em Design e Cultura Visual, aplicando esses conhecimentos de forma prática no contexto do Design de Comunicação. O propósito foi contribuir para o desenvolvimento de soluções visuais eficazes, atendendo os valores e a identidade das marcas do Grupo Vista Alegre, como a Vista Alegre, a Bordallo Pinheiro e a Casa Alegre. O estágio possibilitou a participação da aluna em projetos correntes, como o desenvolvimento de folhetos, materiais de comunicação e conteúdos para as redes sociais, considerando as metodologias de design aprendidas e adaptando-as às exigências de cada marca. A analise dos projetos realizados ao longo do estágio serviu como mote para a investigação teórica sobre as abordagens do design de comunicação no setor. Além disso, o estágio visou agilizar as competências criativas e a aptidão de apresentar soluções visuais em conformidade com padrões de qualidade e prazos de entrega exigentes. A investigação presente neste relatório averigua como é que estas competências e metodologias foram manuseadas de forma a expressar os valores visuais de prestígio e intemporalidade que retratam o Grupo Vista Alegre. Por fim, com a realização deste relatório a aluna não pretende apenas descrever as competências adquiridas e o conhecimento aplicado, mas sim dispor diretrizes para a prática do design de comunicação no contexto empresarial, com foco na importância de alinhar a expressão visual com os valores da marca e as instigações do mercado.
The focus of this internship was to consolidate and deepen the skills and knowledge acquired during the bachelor’s degree in design and the Master's degree in Design and Visual Culture, applying this knowledge practically within the context of Communication Design. The goal was to contribute to the development of effective visual solutions, aligning with the values and identity of the brands within the Vista Alegre Group, such as Vista Alegre, Bordallo Pinheiro, and Casa Alegre. The internship allowed the student to participate in ongoing projects, including the development of brochures, communication materials, and content for social media, considering the design methodologies learned and adapting them to the specific requirements of each brand. The analysis of the projects carried out during the internship served as a basis for theoretical investigation into the approaches to communication design in the sector. Additionally, the internship aimed to enhance creative skills and the ability to present visual solutions in accordance with quality standards and demanding deadlines. The investigation in this report examines how these skills and methodologies were utilized to express the visual values of prestige and timelessness that reflect the Vista Alegre Group. Finally, through the completion of this report, the student aims not only to describe the acquired skills and applied knowledge but also to provide guidelines for the practice of communication design in the business context, focusing on the importance of aligning visual expression with brand values and market demands.

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Design visual Comunicação Metodologia Valores visuais

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