Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Documento principal | 743.13 KB | Adobe PDF | ||
Dados recolhidos | 3.9 MB | Adobe PDF | ||
Dados recolhidos | 21.4 MB | Unknown | ||
Dados recolhidos | 2.26 MB | Adobe PDF | ||
Dados recolhidos | 28.59 MB | Unknown |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com este estudo pretendo analisar, conhecer e opinar de que forma a utilização de playbacks instrumentais promove uma aprendizagem do piano mais consistente e motivadora. Para isso, procurei implementar este Projeto Educativo com alguns dos meus alunos de piano, do Gabinete Coordenador de Educação Artística. Utilizei a minha experiência pessoal no ensino do piano, aliada à utilização do acompanhamento de playbacks instrumentais como indutor e fator de motivação para as práticas musicais de conjunto. Para a realização deste trabalho, foram idealizadas 10 sessões, num período compreendido entre Outubro e Dezembro de 2011. Durante as sessões, foram testadas capacidades e motivações dos alunos em estudo com e sem a utilização do acompanhamento do playback instrumental. Para o efeito, foram abordados alguns conteúdos tais como: leitura musical, execução instrumental, compreensão da dinâmica e forma musical, tocar com outros, identificação e assimilação de outros instrumentos musicais, sincronismo com o playback instrumental, e muitos mais. Através desta metodologia, os alunos desenvolveram um conjunto de competências que incluíram a audição, interpretação e execução. Em articulação com as sessões, foram utilizados instrumentos de recolha dados, a partir de notas de campo, registo audiovisual e inquéritos por entrevista aos alunos, professores e encarregados de educação.
Description
Keywords
Piano Playback Motivação Autonomia de estudo Consistência de aprendizagem prática musical de conjunto Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal