Repository logo
 
Publication

Cooperação para o desenvolvimento e consolidação da língua portuguesa: contributos teóricos e política linguística portuguesa

dc.contributor.authorPinto, Paulo Feytor
dc.date.accessioned2015-06-08T17:04:57Z
dc.date.available2015-06-08T17:04:57Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste artigo explora a dimensão política e estratégica que a língua portuguesa tem nos programas portugueses de cooperação para o desenvolvimento. Para melhor compreender a política linguística portuguesa através da cooperação, num primeiro momento, é apresentado o quadro teórico que tem sido internacionalmente desenvolvido pelos estudos em política linguística e é feita uma brevíssima caracterização sociolinguística dos seis países que beneficiam da ajuda pública portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Num segundo momento, são apresentados e analisados os documentos nacionais e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa que atual e oficialmente orientam a cooperação pública portuguesa: Estratégia de Promoção da Língua Portuguesa (2008), Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa (2014), Plano de Ação de Brasília (2010) e Plano de Ação de Lisboa (2013). Por fim, apresentam-se perspetivas de desenvolvimento da política de difusão do português que, no enquadramento atual, poderão potenciar a aprendizagem da língua nos países beneficiários da ajuda pública portuguesa. Considerando a tendência para a adoção da educação bilingue no início de escolaridade, aliada ao facto de este nível apenas abranger a população infantil, a reflexão proposta privilegiará, sempre que possível, a formação profissional de jovens e adultos, ao longo da vida, em português.por
dc.description.abstractThis article explores the political and strategic dimension of the Portuguese language in Portuguese programs of aid for development. To better understand the Portuguese language policy through aid, at first, is presented a theoretical framework which has been internationally developed by studies in language policy and is made a very brief sociolinguistic characterization of the six countries benefiting from Portuguese public aid: Angola, Cape Verde, Guinea-Bissau, Mozambique, Sao Tome and Principe and East Timor. Secondly, are presented and analyzed both national and international documents of the Community of Portuguese Language Countries (CPLP) that officially guide the Portuguese public aid: the Portuguese Language Promotion Strategy (2008), the Portuguese Cooperation Strategic Concept (2014), the Action Plan of Brasilia (2010) and the Action Plan of Lisbon (2013). Finally, we present perspectives for the development of diffusion planning of the Portuguese language that, in the current situation, may enhance language learning in Portuguese aid recipient countries. Considering the trend towards the adoption of bilingual education in early education, coupled with the fact that this level only covers the child population, the proposed reflection will focus, whenever possible, on vocational training for youngsters and adults, in lifelong learning, in Portuguese..por
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8888
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.relation.publisherversionhttp://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/78por
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectPolítica bilateral e multilateralpor
dc.subjectAjuda pública ao desenvolvimentopor
dc.subjectFormação ao longo da vidapor
dc.subjectPortuguese languageen
dc.subjectBilateral and multilateral policyen
dc.subjectAid for developmenten
dc.subjectLifelong learningen
dc.titleCooperação para o desenvolvimento e consolidação da língua portuguesa: contributos teóricos e política linguística portuguesapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
oaire.citation.endPage34por
oaire.citation.startPage22por
oaire.citation.titleMedi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpor
oaire.citation.volume2, n. 3por
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen

Files