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IPS – ESE – IPS - ESE - Revista Mediações - Vol. 2, No. 3

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Vol. 2, No 3 (2014)

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Recent Submissions

Now showing 1 - 5 of 5
  • A educação para a criatividade no ensino superior de música: o caso da formação de compositores
    Publication . Vasconcelos, António Ângelo
    No âmbito da educação para a criatividade e para o desenvolvimento autónomo, a formação desenvolvida no ensino superior de música com vista à criação de uma personalidade artística envolve um conjunto diferenciado de processos e procedimentos situados entre diferentes mundos musicais: técnicos, estéticos, sociais e culturais. Da mesma forma, combina a tradição e a inovação em que, partindo dos sujeitos individuais e de sujeitos institucionais, se estabelece uma rede diferenciada e complexa de interdependências colaborativas na procura e no desenvolvimento da singularidade artística e de um trabalho simultaneamente autónomo e conectivo. Partindo de um conjunto de entrevistas a professores de composição do ensino superior de música que exercem simultaneamente a atividade criativa, este texto pretende apresentar e discutir um conjunto de indicadores que potenciam o desenvolvimento da autonomia pessoal e criativa, num quadro de interligações múltiplas. Defende-se a ideia de que a construção da autonomia através da educação para a criatividade se inscreve num contexto formativo complexo, multi-situado, multimodal e multi-referencial e que, esta via, se afigura como um instrumento potenciador do desenvolvimento de uma educação transformadora e emancipatória.
  • Cooperação para o desenvolvimento e consolidação da língua portuguesa: contributos teóricos e política linguística portuguesa
    Publication . Pinto, Paulo Feytor
    Este artigo explora a dimensão política e estratégica que a língua portuguesa tem nos programas portugueses de cooperação para o desenvolvimento. Para melhor compreender a política linguística portuguesa através da cooperação, num primeiro momento, é apresentado o quadro teórico que tem sido internacionalmente desenvolvido pelos estudos em política linguística e é feita uma brevíssima caracterização sociolinguística dos seis países que beneficiam da ajuda pública portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Num segundo momento, são apresentados e analisados os documentos nacionais e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa que atual e oficialmente orientam a cooperação pública portuguesa: Estratégia de Promoção da Língua Portuguesa (2008), Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa (2014), Plano de Ação de Brasília (2010) e Plano de Ação de Lisboa (2013). Por fim, apresentam-se perspetivas de desenvolvimento da política de difusão do português que, no enquadramento atual, poderão potenciar a aprendizagem da língua nos países beneficiários da ajuda pública portuguesa. Considerando a tendência para a adoção da educação bilingue no início de escolaridade, aliada ao facto de este nível apenas abranger a população infantil, a reflexão proposta privilegiará, sempre que possível, a formação profissional de jovens e adultos, ao longo da vida, em português.
  • A autoridade partilhada na Escola Pública Democrática
    Publication . Silva, Cristina Gomes da
    A discussão sobre a escola pública na atual sociedade democrática inscreve-se em várias frentes e os discursos que vão sendo produzidos descrevem-na mais facilmente pelo que não é, comparada com a escola do passado, do que pelo que é, registando-se alguma dificuldade na atualização do seu perfil de acordo com as novas exigências a que tem sido submetida. Um dos pontos de discussão tem a ver com a suposta perda de autoridade dos professores que surge associada à desvalorização da instituição escolar nas sociedades atuais. Tradicionalmente associada a ideologias de direita e a sociedades fechadas e/ou pouco democráticas, o conceito tem tido uma difícil atualização. Aquilo que aqui propomos é relançar a discussão e equacionar a autoridade numa associação feliz entre exercício da cidadania em contexto democrático, autonomia dos agen-tes sociais em sede escolar, articulação solidária entre o conceito de autoridade e o de autoria e autoridade partilhada e responsável.
  • Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafios
    Publication . Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
    O presente artigo decorre de um estudo realizado num contexto de um projeto colaborativo que envolveu dois professores do 1.º ciclo e a primeira autora deste texto, sobre as práticas do professor focadas no desenvolvimento do sentido de número dos alunos. Pretende descrever e analisar as potencialidades deste contexto de trabalho e os desafios que se colocam ao investigador ao realizar um projeto desta natureza, assim como refletir sobre a criação/manutenção de uma relação de colaboração. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas, da observação participante e da recolha documental. Os resultados deste estudo apontam para uma valorização por parte dos professores da dimensão reflexiva do projeto colaborativo, contribuindo para uma maior consciencialização e melhoramento da própria prática. Destacam-se como principais desafios na conceção e desenvolvimento de um projeto colaborativo: (i) a adequação do tempo de duração do projeto à criação de uma relação de confiança entre os elementos da equipa, (ii) a conformidade com as expetativas e necessidades dos professores envolvidos e, simultaneamente, (iii) uma clarificação inequívoca do papel dos diferentes elementos da equipa.