Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.51 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, no ano letivo 2019/2020 numa Escola Básica dos 2.º E 3.º Ciclos do conselho de Olhão Pretendo deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas nas seguintes dimensões: Profissional, social e ética; Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade e Desenvolvimento profissional ao longo da vida.
A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, sendo possível atuar numa turma de 3º ciclo (9º ano). Seguimos de forma continua as fases de planeamento, de realização, e de controlo e avaliação da nossa intervenção. O Estágio Pedagógico é uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação inicial enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. Todo o Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, sendo que acreditamos que o Professor é um agente catalisador que promove a estimulação das potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos com intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade de hoje e de amanhã.
Description
Keywords
Estágio pedagógico Escola Educação física Prática letiva