Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-08"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Validação do tempo de vida de produtos de bacalhau salgado verde, salgado seco e demolhado ultracongeladoPublication . Pleno, Ana Carolina da Silva; Costa, Rui Manuel Machado daO relatório elaborou-se para conclusão do Mestrado em Engenharia Alimentar, lecionado na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a duração de oito meses, iniciando-se a 24 de fevereiro até 23 de outubro de 2020 realizando-se nas instalações da Lugrade – Bacalhau de Coimbra, S.A..O objetivo foi a validação do tempo de vida de produtos de bacalhau salgado verde, salgado seco e demolhado ultracongelado. Para tal realizaram-se análises químicas, microbiológicas e sensoriais no início do estágio e após oito meses. Desta forma avaliou-se se os atributos, os parâmetros de qualidade e as características do produto foram alterados durante o seu armazenamento.Realizou-se o controlo da qualidade durante as diversas etapas do processo produtivo do bacalhau, o acompanhamento da receção da matéria-prima e expedição do produto, auxílio na preparação e preenchimento de documentação técnica e, ainda, aprendizagem de funcionamento de softwares de produção e de etiquetagem.Para que fosse efetuado um adequado e correto controlo da qualidade foi necessário conhecer e estudar os conteúdos relacionados com o processamento do bacalhau, os métodos de conservação utilizados que são essenciais para que as suas características tradicionais fossem mantidas, e todos os fatores e condições que direta ou indiretamente poderão influenciar a qualidade do produto final.
- Pneumomediastino Espontâneo: Uma Complicação de um Jogo de FutebolPublication . Barros, Carolina; Gomes, Rodolfo Viríssimo; Morna, Carolina; Gomes, Mariana; Luís, HelenaPneumomediastino espontâneo é uma entidade autolimitada cujo fator desencadeante nem sempre é passível de ser identificado. Deverá ser contemplado no diagnóstico diferencial da toracalgia súbita, especialmente em jovens do sexo masculino de morfologia longilínea. O seu diagnóstico é determinado pela suspeição clínica e é fundamento pelos exames imagiológicos. O prognóstico é maioritariamente benigno e o tratamento assenta essencialmente em medidas conservadoras.
- Educational strategies to increase student knowledge and reflexion about physiotherapy intervention in the context of covid-19Publication . Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Vieira, Ana Isabel; Barreto, Guilherme; Lopes, António M F; Baleia, Isabel; Rosado, Maria Da Lapa; Martins, Maria Elisabete; Esteves, José Manuel; Araújo, PauloBackground: In the context of the COVID-19 pandemic, the Alcoitão School of Health Sciences (ESSA) interrupted on March 16, 2020, all classroom activities, including clinical activities. This situation created the need to transfer all activities and classes to an online format (synchronous and asynchronous) and to promote in students new knowledge/skills/attitudes related to the new professional reality. Purpose: To increase students literacy and reflection concerning the pandemic and to adapt, as a profession to the new needs of society, the Department of Physiotherapy decided to implement an online activity that could facilitate this process. Methods: The online activity was created with a duration of 3 weeks integrated into the clinical curricular units. It involved 218 Physiotherapy students from the 4 curricular years, the Department lecturers and guests speakers. This activity included the creation of an updated repository of information related to the pandemic COVID-19, namely national (DGS) and international (WHO) guidelines, professional guidelines (WCPT, APFISIO, Professional Interest Groups) and multimedia material (videos and podcasts). As part of the activity, students were asked to complete the Coronavirus Disease Program developed by Pysiopedia (Physioplus), according to the academic year, in whole or only some of the modules. To support the activity, several online sessions were promoted, where, with the participation of guests, the pandemic and its impact on the various contexts of Physiotherapy were discussed. To evaluate the activity, students were asked to submit certificates of completion of the Coronavirus Disease Program course and an individual reflection on the institutional e-learning platform. To assess the impact on student satisfaction, an online questionnaire with several dimensions (34 questions) was used. Results: 96% of the Students (n= 211) completed this course, submitting the certificates of completion and the individual reflection. Concerning the student satisfaction, with a response rate of 96% distributed evenly across the various academic years, 78.7% considered that the activity, in general, was clear and was well structured, having reached the general objectives of the activity (79.6%), 83.4% also considered that it was an overall positive experience and reinforcing the importance of carrying out this type of activities (76.3%). Conclusion(s): From the results we can conclude that is important to develop updated activities adapted to current needs, using online approaches and involving all the partners in the educational process. It is important that Physiotherapy educators, create and implement activities that facilitate the development of students competencies that allow them to play a proactive role in global and local efforts to reduce the impact health and social effects of this pandemic.
- Relação entre os índices de aptidão física em adolescentes e o seu índice de massa corporalPublication . Inácio, Francisco; Vieira, FernandoO presente documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, no ano letivo 2019/2020 numa Escola Básica dos 2.º E 3.º Ciclos do conselho de Olhão Pretendo deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas nas seguintes dimensões: Profissional, social e ética; Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade e Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, sendo possível atuar numa turma de 3º ciclo (9º ano). Seguimos de forma continua as fases de planeamento, de realização, e de controlo e avaliação da nossa intervenção. O Estágio Pedagógico é uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação inicial enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. Todo o Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, sendo que acreditamos que o Professor é um agente catalisador que promove a estimulação das potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos com intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade de hoje e de amanhã.