Repository logo
 
Publication

A Metodologia de trabalho de projeto contribui para o desenvolvimento de aprendizagens?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Ana Cristina
dc.contributor.authorGomes, Andreia
dc.date.accessioned2020-08-28T15:52:48Z
dc.date.available2020-08-28T15:52:48Z
dc.date.issued2020-01-22
dc.description.abstractA presente investigação, assenta na reflexão em torno da utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico., tendo como principal objetivo compreender o contributo que a implementação de uma nova metodologia teria no grupo estudado. Para alcançar este objetivo aprofundámos o estudo sobre esta metodologia, a fim de compreendermos os conceitos inerentes à sua aplicação, nomeadamente, no que consiste, quais as principais vantagens e desvantagens apontadas e as etapas. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa, cruzando as evidências da nossa prática supervisionada, que se baseiam na observação, nas notas de campo e fotografias, com as entrevistas dos alunos e à docente titular e, também, questionários que foram aplicados a docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram neste estudo, vinte e três alunos e setenta e um docentes. A metodologia desenvolvida, investigação-ação, permitiu-nos, enquanto participantes, analisar a situação observada e intervir para proporcionar uma melhor qualidade na ação com base na reflexão, Bartolomé (1986) define que se trata de um “Processo reflexivo que vincula dinamicamente a investigação, a acção e a formação, realizada por profissionais das ciências sociais, acerca da sua própria prática.” (p.51) A análise e interpretação dos dados recolhidos propiciaram uma melhor compreensão da visão dos alunos sobre o seu papel na sala e das expetativas alusivas ao projeto. Referente aos dados obtidos junto da comunidade docente, conseguimos compreender a perspetiva que têm referente a esta metodologia e a sua aplicação na educação atual. As principais conclusões que inferimos, afirmam que proporcionámos uma experiência satisfatória, que favoreceu a aprendizagem dos alunos. As conceções dos docentes demonstram que conhecem a relevância que a aplicação desta metodologia consegue alcançar, contudo, apresentam várias limitações que os impede de a empregarem.pt_PT
dc.identifier.tid202464423pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33235
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMetodologia de trabalho de projetopt_PT
dc.subjectEnsino do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectInvestigação – Açãopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.titleA Metodologia de trabalho de projeto contribui para o desenvolvimento de aprendizagens?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Andreia Isabel Galvão Gomes.pdf
Size:
4.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format