Publication
A Metodologia de trabalho de projeto contribui para o desenvolvimento de aprendizagens?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Gomes, Andreia | |
dc.date.accessioned | 2020-08-28T15:52:48Z | |
dc.date.available | 2020-08-28T15:52:48Z | |
dc.date.issued | 2020-01-22 | |
dc.description.abstract | A presente investigação, assenta na reflexão em torno da utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico., tendo como principal objetivo compreender o contributo que a implementação de uma nova metodologia teria no grupo estudado. Para alcançar este objetivo aprofundámos o estudo sobre esta metodologia, a fim de compreendermos os conceitos inerentes à sua aplicação, nomeadamente, no que consiste, quais as principais vantagens e desvantagens apontadas e as etapas. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa, cruzando as evidências da nossa prática supervisionada, que se baseiam na observação, nas notas de campo e fotografias, com as entrevistas dos alunos e à docente titular e, também, questionários que foram aplicados a docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram neste estudo, vinte e três alunos e setenta e um docentes. A metodologia desenvolvida, investigação-ação, permitiu-nos, enquanto participantes, analisar a situação observada e intervir para proporcionar uma melhor qualidade na ação com base na reflexão, Bartolomé (1986) define que se trata de um “Processo reflexivo que vincula dinamicamente a investigação, a acção e a formação, realizada por profissionais das ciências sociais, acerca da sua própria prática.” (p.51) A análise e interpretação dos dados recolhidos propiciaram uma melhor compreensão da visão dos alunos sobre o seu papel na sala e das expetativas alusivas ao projeto. Referente aos dados obtidos junto da comunidade docente, conseguimos compreender a perspetiva que têm referente a esta metodologia e a sua aplicação na educação atual. As principais conclusões que inferimos, afirmam que proporcionámos uma experiência satisfatória, que favoreceu a aprendizagem dos alunos. As conceções dos docentes demonstram que conhecem a relevância que a aplicação desta metodologia consegue alcançar, contudo, apresentam várias limitações que os impede de a empregarem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202464423 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33235 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | pt_PT |
dc.subject | Ensino do 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Investigação – Ação | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.title | A Metodologia de trabalho de projeto contribui para o desenvolvimento de aprendizagens? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Andreia Isabel Galvão Gomes.pdf
- Size:
- 4.42 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format