Repository logo
 
Publication

Pensamento algébrico no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo com crianças do 3.º ano de escolaridade

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCruz,, Catarina Maria Neto da, 1981-
dc.contributor.advisorMartins,, Nuno Lopes
dc.contributor.authorGarcia, Ana Alexandra Gonçalves
dc.date.accessioned2025-11-14T11:43:23Z
dc.date.available2025-11-14T11:43:23Z
dc.date.issued2025-10-07
dc.description.abstractA Álgebra, assim como o pensamento algébrico, destacam-se nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, atualmente em vigor, nesse sentido, houve interesse em desenvolver um estudo que permitisse percecionar o desempenho de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas que envolveram esta temática. No âmbito do estudo desenvolvido, foi realizada uma investigação de natureza mista e de índole interpretativo. O presente documento, caracteriza também o processo de estágio realizado em 1.º Ciclo do Ensino Básico, complementado de uma reflexão crítica e sustentada sobre o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. O Relatório Final contempla duas partes essenciais, nomeadamente, a caracterização e análise reflexiva do contexto e processo de estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Componente Investigativa.por
dc.description.abstractAlgebra, as well as algebraic thinking, are emphasized in the Essential Mathematics Learning Standards for the 1st Cycle of Basic Education, currently in effect. In this context, a study was developed to assess the performance of 3rd-year students in solving problems related to this topic. The research conducted followed a mixed-methods approach with an interpretative nature. This document also describes the internship process carried out in the 1st Cycle of Basic Education, complemented by a critical and well-founded reflection on its contribution to the personal and professional development of the future teacher. The Final Report includes two main parts: the characterization and reflective analysis of the internship context and process in the 1st Cycle of Basic Education, and the Research Componenteng
dc.identifier.tid204048656
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59763
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectPensamento Algébrico
dc.subjectResolução de Problemas
dc.subjectSequências e Regularidades
dc.subjectCapacidades Matemáticas
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.subjectAlgebraic Thinking
dc.subjectProblem Solving
dc.subjectMathematical Representations
dc.subject1st Cycle of Basic Education
dc.subjectMathematical Abilities
dc.titlePensamento algébrico no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo com crianças do 3.º ano de escolaridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_GARCIA.pdf
Size:
7.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: