Publication
Pensamento algébrico no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo com crianças do 3.º ano de escolaridade
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Cruz,, Catarina Maria Neto da, 1981- | |
| dc.contributor.advisor | Martins,, Nuno Lopes | |
| dc.contributor.author | Garcia, Ana Alexandra Gonçalves | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T11:43:23Z | |
| dc.date.available | 2025-11-14T11:43:23Z | |
| dc.date.issued | 2025-10-07 | |
| dc.description.abstract | A Álgebra, assim como o pensamento algébrico, destacam-se nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, atualmente em vigor, nesse sentido, houve interesse em desenvolver um estudo que permitisse percecionar o desempenho de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas que envolveram esta temática. No âmbito do estudo desenvolvido, foi realizada uma investigação de natureza mista e de índole interpretativo. O presente documento, caracteriza também o processo de estágio realizado em 1.º Ciclo do Ensino Básico, complementado de uma reflexão crítica e sustentada sobre o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. O Relatório Final contempla duas partes essenciais, nomeadamente, a caracterização e análise reflexiva do contexto e processo de estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Componente Investigativa. | por |
| dc.description.abstract | Algebra, as well as algebraic thinking, are emphasized in the Essential Mathematics Learning Standards for the 1st Cycle of Basic Education, currently in effect. In this context, a study was developed to assess the performance of 3rd-year students in solving problems related to this topic. The research conducted followed a mixed-methods approach with an interpretative nature. This document also describes the internship process carried out in the 1st Cycle of Basic Education, complemented by a critical and well-founded reflection on its contribution to the personal and professional development of the future teacher. The Final Report includes two main parts: the characterization and reflective analysis of the internship context and process in the 1st Cycle of Basic Education, and the Research Component | eng |
| dc.identifier.tid | 204048656 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/59763 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
| dc.subject | Pensamento Algébrico | |
| dc.subject | Resolução de Problemas | |
| dc.subject | Sequências e Regularidades | |
| dc.subject | Capacidades Matemáticas | |
| dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
| dc.subject | Algebraic Thinking | |
| dc.subject | Problem Solving | |
| dc.subject | Mathematical Representations | |
| dc.subject | 1st Cycle of Basic Education | |
| dc.subject | Mathematical Abilities | |
| dc.title | Pensamento algébrico no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo com crianças do 3.º ano de escolaridade | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
