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O "Clima" educativo no jardim de infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Garcia, Maria | |
dc.contributor.author | Correia, Brenda | |
dc.date.accessioned | 2017-01-19T20:33:54Z | |
dc.date.available | 2017-01-19T20:33:54Z | |
dc.date.issued | 2016-11-23 | |
dc.description.abstract | Este estudo analisou a atuação dos adultos no âmbito das relações interpessoais, nomeadamente, entre si no contexto de jardim-de-infância, evidenciando a relevância que o clima exerce na vida organizacional, de forma a contribuir para o seu conhecimento e permitir atuar sobre o mesmo. Inevitavelmente, a relação com o outro está presente desde que somos gerados e ao longo de toda a nossa vida, assim sendo, é importante que os relacionamentos sejam harmoniosos, contributivos, espontâneos, geradores de satisfação e progressos em qualquer contexto, neste caso, em específico na instituição escolar e na relação adulto-adulto que por sua vez tem influência na relação adulto-criança. Segundo Fernando Nogueira Dias, “ [pode depreender-se a importância da relação como meio fundamental para o desenvolvimento pessoal e social do aluno e do professor, o que nos conduz à afirmação de que a pessoa constróise na relação com os outros e com os outros se desenvolve e faz desenvolver.” ((n.d.), 2015) Neste sentido este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento e apoiar a sensibilização para a importância das relações interpessoais, nomeadamente entre adultos, nas instituições educativas, evidenciando tópicos importantes a ter em consideração no sentido de encontrar estratégias que visem proporcionar um retorno a um clima facilitador e motivador para todos os envolvidos.No que se refere à metodologia, a utilizada neste estudo foi investigação qualitativa. Esta caracteriza-se pela forma interativa como se desenvolve de maneira a ser orientada e promovida por todos os agentes envolvidos, com a intenção de melhorar a sua prática. Este estudo teve como instrumentos de recolha de dados, registos e memórias das práticas observadas na instituição e das práticas realizadas e/ou utilizadas no estágio por mim. Este estudo permitiu concluir que as relações interpessoais entre todos os membros de uma instituição devem, sem dúvida ser valorizadas e que têm influência a nível organizacional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201555808 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/17624 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.subject | Processos de Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Clima Educativo | pt_PT |
dc.title | O "Clima" educativo no jardim de infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich |