Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.46 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo analisou a atuação dos adultos no âmbito das relações
interpessoais, nomeadamente, entre si no contexto de jardim-de-infância,
evidenciando a relevância que o clima exerce na vida organizacional, de forma
a contribuir para o seu conhecimento e permitir atuar sobre o mesmo.
Inevitavelmente, a relação com o outro está presente desde que somos
gerados e ao longo de toda a nossa vida, assim sendo, é importante que os
relacionamentos sejam harmoniosos, contributivos, espontâneos, geradores de
satisfação e progressos em qualquer contexto, neste caso, em específico na
instituição escolar e na relação adulto-adulto que por sua vez tem influência na
relação adulto-criança.
Segundo Fernando Nogueira Dias, “ [pode depreender-se a importância
da relação como meio fundamental para o desenvolvimento pessoal e social do
aluno e do professor, o que nos conduz à afirmação de que a pessoa constróise
na relação com os outros e com os outros se desenvolve e faz desenvolver.”
((n.d.), 2015)
Neste sentido este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento e
apoiar a sensibilização para a importância das relações interpessoais,
nomeadamente entre adultos, nas instituições educativas, evidenciando tópicos
importantes a ter em consideração no sentido de encontrar estratégias que visem
proporcionar um retorno a um clima facilitador e motivador para todos os
envolvidos.No que se refere à metodologia, a utilizada neste estudo foi investigação
qualitativa. Esta caracteriza-se pela forma interativa como se desenvolve de
maneira a ser orientada e promovida por todos os agentes envolvidos, com a
intenção de melhorar a sua prática. Este estudo teve como instrumentos de
recolha de dados, registos e memórias das práticas observadas na instituição e
das práticas realizadas e/ou utilizadas no estágio por mim.
Este estudo permitiu concluir que as relações interpessoais entre todos
os membros de uma instituição devem, sem dúvida ser valorizadas e que têm
influência a nível organizacional.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Jardim de Infância Processos de Aprendizagem Clima Educativo