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Análise quantitativa e qualitativa da utilização da plataforma Escola 360 na Administração Escolar Portuguesa
dc.contributor.advisor | Torres, João Vítor | |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Miguel | |
dc.contributor.author | Façanha, Silas Araújo | |
dc.date.accessioned | 2025-01-08T11:34:47Z | |
dc.date.available | 2025-01-08T11:34:47Z | |
dc.date.issued | 2024-12 | |
dc.description.abstract | Este estudo investiga a perceção dos utilizadores sobre a usabilidade da plataforma Escola 360, uma ferramenta central na administração escolar em Portugal. A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos para captar uma imagem detalhada das opiniões dos utilizadores, descrevendo suas experiências com a plataforma e elencando benefícios, dificuldades e sugestões relacionadas ao software. O estudo envolveu membros da administração escolar de dezassete distritos portugueses, que responderam a um formulário hospedado na plataforma Google Forms. Foram recebidas 78 respostas ao nosso instrumento de recolha de dados que utilizou a Escala de Usabilidade do Sistema (SUS) para recolher dados quantitativos e quatro perguntas abertas para obter dados qualitativos. A plataforma Escola 360 obteve uma pontuação média de 27,91, muito abaixo do valor de referência de 68, considerado o mínimo para uma usabilidade aceitável. Este resultado reflete uma perceção negativa generalizada, destacando problemas significativos de complexidade e desempenho do sistema. Em contraste, os aspetos positivos mencionados incluem a capacidade de integração e centralização de dados, considerados benéficos para a administração escolar. Na parte qualitativa do estudo, foram feitas quatro perguntas abertas aos participantes para explorar mais profundamente suas experiências e perceções sobre a plataforma. As respostas destacaram a necessidade de melhorias substanciais para tornar a plataforma mais intuitiva e eficiente. O estudo conclui que é crucial implementar melhorias na usabilidade para aumentar a eficácia da administração escolar. Os participantes do estudo em questão propuseram que a plataforma seja reformulada ou significativamente melhorada para melhor atender às necessidades dos utilizadores, promovendo uma gestão escolar mais eficaz e adaptada às realidades educacionais contemporâneas | pt_PT |
dc.description.abstract | This study investigates users' perception of the usability of the Escola 360 platform, a central tool in school administration in Portugal. The research adopts a mixed approach, combining quantitative and qualitative methods to capture a detailed image of users' opinions, describing their experiences with the platform and listing benefits, difficulties, and suggestions related to the software. The study involved school administration members from seventeen Portuguese districts, who responded to a form hosted on the Google Forms platform. Seventy-seven valid responses were received to our instrument, which used the System Usability Scale (SUS) to collect quantitative data and four open-ended questions to obtain qualitative data. The Escola 360 platform received an average score of 27.91, well below the benchmark of 68, considered the minimum for acceptable usability. This result reflects a widespread negative perception, highlighting significant issues with the system's complexity and performance. In contrast, the positive aspects mentioned include the platform's ability to integrate and centralize data, which are considered beneficial for school administration. In the qualitative part of the study, four open-ended questions were posed to participants to explore their experiences and perceptions of the platform more deeply. The responses highlighted the need for substantial improvements to make the platform more intuitive and efficient. The study concludes that it is crucial to implement usability enhancements to increase the effectiveness of school administration. It is proposed that the platform be redesigned or significantly improved to better meet users' needs, thereby promoting more effective school management adapted to contemporary educational realities | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203797990 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53607 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Escola 360 | pt_PT |
dc.subject | Administração escolar | pt_PT |
dc.subject | Usabilidade | pt_PT |
dc.subject | Sistemas de gestão escolar | pt_PT |
dc.subject | School administration | pt_PT |
dc.subject | Usability | pt_PT |
dc.subject | School management systems | pt_PT |
dc.title | Análise quantitativa e qualitativa da utilização da plataforma Escola 360 na Administração Escolar Portuguesa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Setúbal | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão e Administração de Escolas | pt_PT |