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  • Repensar o campo da educação de infância
    Publication . Coelho, Ana
    O presente artigo aborda o fenómeno da Educação da Infância, procurando enquadrar as reflexoões sobre as modalidades de cuidados e de educação das crianças pequenas no contexto mais vasto do debate actual acerca da infância e dos seus contextos. As funções e âmbitos da Educação da Infância são discutidos, e uma nova conceptualização dos serviços é analisada, procurando-se contribuir para o debate em torno da adopção de perspectivas mais integradas e abrangentes deste campo educativo.
  • Intencionalização educativa em creche
    Publication . Coelho, Ana
    Neste artigo apresentam-se dados extraídos de uma investigação mais ampla que pretendeu indagar o modo como educadoras em Creche compreendem as suas práticas e contextos de práticas. Essa investigação foi realizada através de uma abordagem qualitativa, a Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967), tendo sido utilizada a entrevista em profundidade como principal método de recolha de dados. A definição do grupo de estudo seguiu os princípios de amostragem teórica, pelo que a inclusão de novos casos foi determinada pelas questões emergentes da análise dos casos iniciais, tendo em vista aumentar a diversidade e contrastar os dados, seguindo os procedimentos do método de comparação constante (Glaser & Strauss, 1967). Participaram neste estudo 14 educadoras a exercerem funções em Creche, tendo sido cada uma delas entrevistada pelo menos 3 vezes. O processo de recolha e análise dos dados conduziu à formulação de um modelo compreensivo das suas conceptualizações (crenças e teorias implícitas) acerca da Educação e Cuidados nesse contexto. Neste artigo apresentamos dados relativos às conceptualizações das educadoras em relação à dimensão educacional da sua prática em Creche.
  • Educação e cuidados em creche : conceptualizações de um grupo de educadoras
    Publication . Coelho, Ana; Portugal, Maria Gabriela Correia de Castro
    Em Portugal tem sido realizada pouca investigação acerca da educação e cuidados de crianças pequenas em contextos colectivos de atendimento. Embora seja aceite que uma das principais variáveis que afecta m a qualidade d a creche se relaciona com a formação e desempenho do s educadores que aí trabalham , o modo como eles compreendem as suas práticas e contextos de práticas não têm sido interrogados. O presente trabalho tomou como referência o designado “paradigma do pensamento do professor”, e foi realizado através de uma abordagem qualitativa (a grounded theory), tendo conduzido à formulação de um modelo compreensivo das conceptualizações (crenças e teorias implícitas) de um grupo de educadoras acerca da educação e cuidados de crianças em creche. Esse modelo procura condensar os dados que emergiram do processo analítico e que dizem respeito aos processos através dos quais as educadoras dão significado às suas práticas em creche, aos princípios que lhes servem de orientação, aos dilemas que enfrentam na definição de padrões de acção e na construção curricular, bem como ao modo como a experiência efectiva nesse contexto questiona e é também interrogada pelas suas ideias prévias acerca da educação não parental e acerca da sua própria profissionalidade como educadoras de creche.