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- 1.000 maiores empresas do Distrito de Setúbal 2016Publication . Dominguinhos, Pedro; Pinto, Sandra; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva
- A gestão da qualidade como promotora da mudança em Instituições de Ensino SuperiorPublication . Duarte, Rogério; Duarte, Joana; Gonçalves, Helena; Nobre, A.; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva; Pires, A.M.R.
- 1.000 maiores empresas do Distrito de Setúbal 2015Publication . Dominguinhos, Pedro; Pinto, Sandra; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva
- 1.000 maiores empresas do Distrito de Setúbal 2017Publication . Dominguinhos, Pedro; Pinto, Sandra; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva
- A investigação aplicada a sistemas de gestão da qualidade em IES: caso do Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Lourenço, Rodrigo Teixeira; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva; Pires, A.M.R.; Gonçalves, Helena; Serrano, OrlandoOs processos de ensino-aprendizagem estão entre os mais complexos de gerir, devido ao tempo longo dos ciclos de estudo, às inter-relações entre áreas do conhecimento e à fraca integração das diversas contribuições educacionais. Por outro lado, a educação e, em particular, o Ensino Superior (ES), constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade, pelo que se espera funcione aos mais elevados níveis de desempenho. As expe- riências conhecidas de implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), em Instituições de Ensino Superior (IES), mostram enormes dificuldades na gestão do processo- -chave de ensino-aprendizagem, muitas vezes permanecendo nos processos administrativos. As principais dificuldades podem advir de várias fontes, tais como: mitos, cultura, autonomia dos professores e autoridade dos órgãos de gestão, mas, também, da falta de ferramentas de diagnóstico e de metodologias de intervenção nos processos de ensino. Este artigo descreve e analisa a implementação de um SGQ, com base na informação e na investigação aplicada, com o objetivo de reforçar o conhecimento sobre os processos e promover a gestão baseada em factos, o que tem sido considerado um elemento dissuasor de discussões intuitivas e vagas, muitas vezes prevalecentes nas IES. A abordagem referida é descrita em termos das suas principais fases e justificada com base em algumas contribuições teóricas. São apresen- tados alguns dos projetos principais realizados, nomeadamente os relacionados com o insu- cesso escolar, taxas de abandono e características sociodemográficas dos estudantes à entrada, assim como os projetos atualmente em curso.
- Promoting change and easing quality management into higher education institutionsPublication . Duarte, Rogério; Nobre, A.; Pires, A.M.R.; Duarte, Joana; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva