Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 11
  • Die wirkungen des funktionellen sprunggelenk-tapes auf die propriozeption
    Publication . Cabri, Jan; Esteves, José Manuel; Sousa, João Paulo; Oliveira, Raul; Donaghy, Marie
  • Contributo para a adaptação e validação do instrumento de medida, Foot And Ankle Outcome Score (FAOS), para a realidade Portuguesa
    Publication . Domingues, Filipe; Esteves, José Manuel; Pereira, José Pascoalinho
    Introdução: Sendo as lesões do complexo articular pé e tíbio-társica das mais comuns na sociedade, torna-se necessária a existência de um instrumento de medida adaptado e validado que permita avaliar a funcionalidade do pé e tíbio-társica. Objectivo: Contribuir para a validação e adaptação cultural e linguística de um instrumento de medida, a escala de avaliação da funcionalidade da articulação tíbio-társica e pé “Foot and Ankle Outcome Score (FAOS)” desenvolvida por Roos EM, Brandsson S, Karlsson J. (2001). Relevância:Permitir a utilização deste instrumento de medida validado e adaptado à população/realidade Portuguesa. Metodologia: Numa primeira fase procedeu-se à tradução por intermédio de 2 tradutores bilingues, seguido da retroversão por intermédio de 2 tradutores bilingues e posterior aprovação da autora original Ewa Roos da versão consenso Inglesa obtida. Na 2ª fase realizou-se a adaptação cultural através da verificação das características métricas validade de conteúdo pelo painel de peritos, e da fiabilidade intra-observador porteste-reteste através do intraclass correlation (ICC) e da consistência interna através do Alpha de Cronbach (á) numa amostra de 35 utentes. Resultados: Cada sub-escala (sintomas; dor; funcionalidade, vida diária; funcionalidade, desporto e actividades de lazer;qualidade de vida), obteve bons indicadores de fiabilidade intra-observador (ICC = 0,876, 0,828, 0,909, 0,894 e 0,936) e bons indicadores de consistência interna (á = 0,821, 0,909, 0,956, 0,896 e 0,893). Conclusão: A versão final portuguesa da FAOS na amostra utilizada possui bons índices de validade de conteúdo, de fiabilidade intra-observador e de consistência interna.
  • Jahres-Pravalenz bei verletzungen durch kickboxen
    Publication . Cabri, Jan; Esteves, José Manuel; Castro, Rómula
  • Influência da corrente interferencial na dor induzida pelo alongamento dos músculos isquio-tibiais
    Publication . Firmino, Telmo; Esteves, José Manuel
    Introdução: A dor constitui um problema frequentemente abordado pelo Fisioterapeuta no desporto. Objectivo: Investigar os efeitos da aplicação da corrente interferencial (CI), com frequência de batimento (FB) de 100 Hz e corrente portadora de 4000 Hz, na intensidade da dor induzida pelo alongamento dos músculos ísquio-tibiais em sujeitos com retracções deste grupo muscular. Relevância: A revisão de literatura realizada permitiu constatar que não existe evidência suficiente que suporte os efeitos da CI na dor.Este estudo, é um contributo para a utilização da CI, na prática clínica dos fisioterapeutas. Metodologia: A amostra, seleccionada por conveniência, foi constituída por 32 sujeitos com retracções nos ísquio-tibiais e sem história anterior de lesões musculares. O protocolo apresenta uma fase experimental onde se aplica a CI e uma fase de controlo. Os sujeitos foram colocados passivamente em alongamento estático dos ísquio-tibiais até à amplitude de flexão da anca que produzia a dor máxima tolerável. Determinou-se a intensidade da dor utilizando a escala visual análoga. A avaliação da dor nas duas fases do protocolo foi realizada em 6 momentos para cada sujeito. Resultados: Verificou-se uma diminuição estatisticamente significativa da dor com a aplicação da CI comparativamente com todas as restantes observações (p=0,000). Discussão: Os resultados estão de acordo com a literatura consultada que refere a diminuição da dor utilizando CI com FB de 100Hz. Conclusão: Os resultados permitem sugerir a utilização da CI na dor.
  • O efeito das ligaduras funcionais da articulação tíbio-társica na propriocepção: revisão da literatura
    Publication . Esteves, José Manuel; Melo, Filipe; Oliveira, Raúl; Cabri, Jan
    Introdução: A ligadura funcional na articulação tíbio-társica é utilizada com fins terapêuticos ou preventivos. A sua eficácia pode ser atribuída à limitação mecânica que implica, mas também pode envolver processos neurofisiológicos relacionados com o feedback proprioceptivo. Existem instrumentos de medida que avaliam objectivamente algumas componentes da propriocepção. Objectivos: Realizar uma revisão da literatura sobre o efeito das ligaduras funcionais da articulação tíbio-társica na propriocepção. Relevância: O conhecimento sobre o tema pode constituir mais uma informação que contribui para decisão dos fisioterapeutas ou outros profissionais de saúde quanto à aplicação da ligadura funcional na articulação tíbio-társica. Metodologia: Com base numa metodologia sistemática, foi realizada uma revisão dos artigos publicados entre 1987 e 2007, pesquisados nas bases de dados referenciais PubMed e PEDro. Foram seleccionados os artigos que cumpriam com os critérios de selecção e eliminados os restantes. Resultados e discussão: Dos 66 artigos provenientes das pesquisas, foram seleccionados 10 artigos. Constatou-se que cinco artigos referem que as ligaduras funcionais não apresentam qualquer efeito sobre a propriocepção. Um estudo verificou alterações benéficas que desapareciam após o exercício físico. Dois estudos referem que a ligadura funcional poderá intervir positivamente nos sistemas proprioceptivos implicados na estabilidade dinâmica. Apenas um estudo refere que a ligadura poderá ter um efeito prejudicial sobre a propriocepção. Conclusão: Os resultados dos estudos não são unânimes quanto aos efeitos da ligadura funcional da articulação tíbio-társica na propriocepção. É necessária a realização de mais estudos com desenhos experimentais de maior qualidade metodológica.
  • Educational strategies to increase student knowledge and reflexion about physiotherapy intervention in the context of covid-19
    Publication . Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Vieira, Ana Isabel; Barreto, Guilherme; Lopes, António M F; Baleia, Isabel; Rosado, Maria Da Lapa; Martins, Maria Elisabete; Esteves, José Manuel; Araújo, Paulo
    Background: In the context of the COVID-19 pandemic, the Alcoitão School of Health Sciences (ESSA) interrupted on March 16, 2020, all classroom activities, including clinical activities. This situation created the need to transfer all activities and classes to an online format (synchronous and asynchronous) and to promote in students new knowledge/skills/attitudes related to the new professional reality. Purpose: To increase students literacy and reflection concerning the pandemic and to adapt, as a profession to the new needs of society, the Department of Physiotherapy decided to implement an online activity that could facilitate this process. Methods: The online activity was created with a duration of 3 weeks integrated into the clinical curricular units. It involved 218 Physiotherapy students from the 4 curricular years, the Department lecturers and guests speakers. This activity included the creation of an updated repository of information related to the pandemic COVID-19, namely national (DGS) and international (WHO) guidelines, professional guidelines (WCPT, APFISIO, Professional Interest Groups) and multimedia material (videos and podcasts). As part of the activity, students were asked to complete the Coronavirus Disease Program developed by Pysiopedia (Physioplus), according to the academic year, in whole or only some of the modules. To support the activity, several online sessions were promoted, where, with the participation of guests, the pandemic and its impact on the various contexts of Physiotherapy were discussed. To evaluate the activity, students were asked to submit certificates of completion of the Coronavirus Disease Program course and an individual reflection on the institutional e-learning platform. To assess the impact on student satisfaction, an online questionnaire with several dimensions (34 questions) was used. Results: 96% of the Students (n= 211) completed this course, submitting the certificates of completion and the individual reflection. Concerning the student satisfaction, with a response rate of 96% distributed evenly across the various academic years, 78.7% considered that the activity, in general, was clear and was well structured, having reached the general objectives of the activity (79.6%), 83.4% also considered that it was an overall positive experience and reinforcing the importance of carrying out this type of activities (76.3%). Conclusion(s): From the results we can conclude that is important to develop updated activities adapted to current needs, using online approaches and involving all the partners in the educational process. It is important that Physiotherapy educators, create and implement activities that facilitate the development of students competencies that allow them to play a proactive role in global and local efforts to reduce the impact health and social effects of this pandemic.
  • Estratégias educativas para facilitar o conhecimento e a reflexão dos alunos sobre a intervenção do Fisioterapeuta no contexto da COVID-19
    Publication . Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Vieira, Ana Isabel; Barreto, Guilherme; Lopes, António M F; Baleia, Isabel; Rosado, Maria Da Lapa; Martins, Maria Elisabete; Esteves, José Manuel; Araújo, Paulo
    Introdução e Objetivos: No contexto de pandemia COVID-19 a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) interrompeu todas as atividades letivas presenciais e atividades clínicas, surgindo a necessidade de transferir as atividades letivas para o formato online (síncrono e assíncrono) e de promover nos alunos novos conhecimentos, competências e atitudes. Material e Métodos: Para atingir esse objetivo foi criado uma atividade online com a duração de 3 semanas integrada nas unidades curriculares clínicas, envolvendo 220 alunos de Fisioterapia dos 4 anos curriculares, docentes do Departamento e oradores convidados. Essa atividade inclui a criação e disponibilização para consulta pelos alunos de um repositório atualizado de informação relacionada com a pandemia. Integrado na atividade foi solicitado a realização pelos alunos, de acordo com o ano lectivo, da totalidade ou de apenas alguns dos módulos, do Curso Coronavirus Disease Programme desenvolvido pela Physioplus. Para suportar toda a atividade foram ainda dinamizadas várias sessões online, onde, com a participação de convidados foi discutido a temática e o seu impacto nos vários contextos da Fisioterapia. Resultados: Para avaliar o impacto (satisfação) junto aos alunos dos 4 anos foi utilizado um questionário online com várias dimensões (34 questões), onde se obteve uma taxa de resposta de 96% (n= 211) distribuído equilibradamente pelos vários anos letivos. Relativamente às respostas, 78,7 % consideraram que atividade no geral era clara e estava bem estruturada tendo sido atingidos os objetivos gerais da atividade (79,6%), 83,4% consideraram ainda que foi globalmente uma experiência positiva e reforçando ainda a importância da realização deste tipo de atividades (76,3%). Conclusões: Face à necessidade de aumentar a literacia relativamente ao contexto pandémico e nos adaptarmos enquanto profissão às novas necessidades da sociedade, é importante que os educadores em Fisioterapia, criem e implementem atividades que facilitem o desenvolvimento nos alunos de competências que lhes permitam desempenhar um papel proativo nos esforços globais e locais para reduzir o impacto dos efeitos sociais dessa pandemia.