Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Use of the PRINCE2 methodology in the development of community projects for the support in post-acute COVID-19 and long COVID contextPublication . Alves Lopes, António; Vieira, Ana Isabel; Azevedo, Vitor Hugo; Santos, JoanaBackground: One of the objectives of ESSAlcoitão’s undergraduate course is that future physiotherapists, in addition to being competent professionals, become autonomous, analytical, creative citizens, who know how to solve problems. To this end, one of the pedagogical strategies used is based on an adaptation of the project management methodology, PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments), applied to the development of community projects. During one semester of the 2020/2021 school year, 2 projects were proposed to the students, focusing on supporting individuals in the COVID-19 context. Project methodology was presented to the students, including the various roles and responsibilities (Project Manager, Team, Customer) and subgroups were created to develop sections of the projects, supported by a group of teachers (Subject Matter Experts). Aim: Assess students’ satisfaction in using PRINCE2 methodology in the development of community projects to support individuals after the acute phase of COVID-19 and Long COVID. Methodology: To assess the impact (satisfaction) within the students, an online questionnaire with several dimensions (12 questions) was used. Results: The online questionnaire delivered a response rate of 52.8%. The data revealed a favourable opinion regarding the methodology used, namely that it helped to clarify the role of the interveners (75% agree/totally agree), and that the selected theme was relevant and important (78.6% agree/totally agree). Finally 82.1% (agree/strongly agree) considered that this activity was important for the development of knowledge and professional skills. Conclusions/Implications for physiotherapy: Based on students' responses, we consider the success of the implementation of PRINCE2 methodology to be relevant, making it feasible and advisable to use this project management methodology for the development of future community projects. In this way, future physiotherapists can proactively play a role in local and global efforts to reduce the impact of modifiable risk factors, and of emerging conditions, such as the COVID-19 pandemic.
- Projeto InspirO2Publication . Alves Lopes, António; Vieira, Ana Isabel; Azevedo, Vitor Hugo; Santos, JoanaA Inspiro é uma associação que nasce em tempos da Covid-19. O nosso objetivo é assegurar que pessoas que tenham ficado com sequelas decorrentes da infeção por Covid-19 encontrem atempada e gratuitamente oportunidades de recuperação.
- Utilização da metodologia PRINCE2 no desenvolvimento de projetos comunitários para suporte pós-fase aguda da COVID-19 e Long COVIDPublication . Alves Lopes, António; Vieira, Ana Isabel; Azevedo, Vitor Hugo; Santos, JoanaIntrodução: Um dos objetivos do curso de licenciatura da ESSAlcoitão é que os futuros fisioterapeutas, para além de profissionais competentes, se tornem cidadãos autónomos, com capacidade de análise, criativos e que saibam solucionar problemas. Para tal, uma das metodologias pedagógicas utilizadas, baseia-se numa adaptação da metodologia PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments), aplicada ao desenvolvimento de projetos comunitários. Propõe uma visão inovadora de pensar e de conceber o mundo, oferecendo aos estudantes uma forma de aprender, a partir de problemas vindos da realidade e com significado para a sua vida profissional futura. Objetivos: Utilização e avaliação da metodologia PRINCE2 no desenvolvimento de projetos comunitários para suporte de indivíduos pós-fase aguda da COVID-19 e Long COVID. Metodologia: Ao longo de um semestre do ano letivo de 2020/2021 foi proposto aos alunos o desenvolvimento em grupo de 2 projetos centrados no suporte a indivíduos no contexto COVID-19. Inicialmente foi apresentado a metodologia de projeto incluído os papeis dos vários intervenientes (Project Manager, Equipa, Customer) tendo sido criados subgrupos para desenvolvimento das várias secções dos projetos, apoiados por um grupo de docentes (Customers). Resultados: Para avaliar o impacto (satisfação) junto aos alunos foi utilizado um questionário online com várias dimensões (12 questões), onde se obteve uma taxa de resposta de 52,8%. Os dados revelaram uma opinião favorável em relação à metodologia utilizada, nomeadamente que a mesma ajudou a clarificar o papel dos intervenientes (75% concordo / concordo totalmente), e que a temática selecionada foi pertinente e importante (78,6% concordo / concordo totalmente), por fim 82,1% (concordo/concordo totalmente) considerou que esta atividade foi importante para o desenvolvimento de conhecimento e competências profissionais. Conclusões: Baseado nas respostas positivas dos alunos, consideramos relevante o sucesso da sua implementação, sendo exequível a utilização desta metodologia pedagógica para desenvolvimento futuro de projetos comunitários. É importante que os educadores em Fisioterapia criem e implementem atividades facilitadoras para o desenvolvimento de competências pelos alunos. Desta forma, proactivamente, poderão desempenhar um papel nos esforços locais e globais de redução do impacto dos fatores de risco modificáveis, no contexto biopsicossocial, de condições emergentes, como a pandemia COVID-19.