Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Utilização da metodologia PRINCE2 no desenvolvimento de projetos comunitários para suporte pós-fase aguda da COVID-19 e Long COVID

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
poster__PRICE2_4rracs2021_Ana.pdf296.77 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Introdução: Um dos objetivos do curso de licenciatura da ESSAlcoitão é que os futuros fisioterapeutas, para além de profissionais competentes, se tornem cidadãos autónomos, com capacidade de análise, criativos e que saibam solucionar problemas. Para tal, uma das metodologias pedagógicas utilizadas, baseia-se numa adaptação da metodologia PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments), aplicada ao desenvolvimento de projetos comunitários. Propõe uma visão inovadora de pensar e de conceber o mundo, oferecendo aos estudantes uma forma de aprender, a partir de problemas vindos da realidade e com significado para a sua vida profissional futura. Objetivos: Utilização e avaliação da metodologia PRINCE2 no desenvolvimento de projetos comunitários para suporte de indivíduos pós-fase aguda da COVID-19 e Long COVID. Metodologia: Ao longo de um semestre do ano letivo de 2020/2021 foi proposto aos alunos o desenvolvimento em grupo de 2 projetos centrados no suporte a indivíduos no contexto COVID-19. Inicialmente foi apresentado a metodologia de projeto incluído os papeis dos vários intervenientes (Project Manager, Equipa, Customer) tendo sido criados subgrupos para desenvolvimento das várias secções dos projetos, apoiados por um grupo de docentes (Customers). Resultados: Para avaliar o impacto (satisfação) junto aos alunos foi utilizado um questionário online com várias dimensões (12 questões), onde se obteve uma taxa de resposta de 52,8%. Os dados revelaram uma opinião favorável em relação à metodologia utilizada, nomeadamente que a mesma ajudou a clarificar o papel dos intervenientes (75% concordo / concordo totalmente), e que a temática selecionada foi pertinente e importante (78,6% concordo / concordo totalmente), por fim 82,1% (concordo/concordo totalmente) considerou que esta atividade foi importante para o desenvolvimento de conhecimento e competências profissionais. Conclusões: Baseado nas respostas positivas dos alunos, consideramos relevante o sucesso da sua implementação, sendo exequível a utilização desta metodologia pedagógica para desenvolvimento futuro de projetos comunitários. É importante que os educadores em Fisioterapia criem e implementem atividades facilitadoras para o desenvolvimento de competências pelos alunos. Desta forma, proactivamente, poderão desempenhar um papel nos esforços locais e globais de redução do impacto dos fatores de risco modificáveis, no contexto biopsicossocial, de condições emergentes, como a pandemia COVID-19.

Description

Keywords

Metodologia PRINCE2 Projetos comunitários COVID-19

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue