Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Rodrigues Teixeira, Maria Filomena

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • (Des)igualdades de género no vídeo clip "As long as you love me"
    Publication . Malho, Arminda; Teixeira, Filomena
    Uma análise cuidada do conteúdo dos media, pode ajudar a entender como são retratadas, na sociedade e para as pessoas, as mudanças sociais que nela se operam, pois o discurso por eles veiculado estabelece uma ligação entre os acontecimentos sociais, as tendências, os anseios, as expectativas e os padrões de comportamento a serem seguidos pelos recetores, alimentando artefactos e conteúdos fortemente marcados por conceções de género e sexualidade. O diálogo entre comunicação e género implica não só reforçar o olhar crítico em relação aos modos hegemónicos veiculados pelos meios de comunicação, mas também adequar o olhar sobre as práticas nos espaços de educação e formação. Importa conhecer, entre todas as ferramentas atualmente disponíveis, quais as que os/as alunos/as utilizam e quais as que têm potencial para uso em sala de aula. Aqui se inscrevem, em particular, os videoclipes, cujos componentes visuais e verbais podem motivar os/as jovens, promover uma aprendizagem mais profunda, estimular o fluxo de ideias, proporcionar uma oportunidade para a liberdade de expressão, entre outros. Assim sendo, a análise do caso “As Long As You Love Me”, de Justin Bieber, que a seguir se apresenta, integra um projeto que visa fazer um levantamento de possíveis contributos dos videoclipes para as (des)igualdades de género.
  • Sexualidade e género no discurso dos media : um projecto de investigação no CIDTFF
    Publication . Teixeira, Filomena; Martins, Isabel P.; Veiga, M. Luísa; Couceiro, Fernanda; Sá, Patrícia; Correia, Maria Rui; Marques, Fernando M.; Folhas, Dulce; Portugal, Sílvia; Vilaça, Teresa; Silva, Isolina Virgínia Pereira da; Cardoso, Sofia
    Neste poster será apresentado um projecto de investigação em curso no Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF da Universidade de Aveiro, que tem por objectivos: i) analisar o repertório das representações de sexualidade e de género simbolizado no discurso dos media enquanto estratégia de constituição de identidades e subjectividades culturais; ii) integrar nas competências profissionais dos(as) professores(as) a abordagem didáctica de novos suportes, conteúdos e linguagens dos media que as crianças e jovens usam no seu quotidiano; iii) avaliar o impacte de dispositivos metodológicos de questionamento do currículo cultural desenhado pelos media na qualidade da formação inicial e contínua de professores(as).