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- Novas configurações nas relações de género e sexualidade na escola: uma investigação-ação com docentes e estudantes do ensino secundárioPublication . Junior, Marcus Vinicius de Paula Pereira; Teixeira, Filomena; Rodrigues, Ana V.; Nacimento, Tatiana GalietaA humanidade tem atravessado importantes transformações ressaltando-se avanços na ressignificação das questões de género e sexualidade a par da rutura de práticas machistas, binárias e heteronormativas. Tais mudanças têm ocorrido, ativamente, em diferentes contextos sociais incluindo a escola, onde importa entender as dinâmicas de adaptação às alterações nas relações de género e sexualidade através de pensamentos e posicionamentos quer de estudantes quer de docentes, muitas vezes, reprodutores de discursos misóginos e LGBTfóbicos. O estudo que se apresenta tem por objetivos: i) identificar práticas escolares no âmbito da educação em sexualidade; ii) diagnosticar conceções de docentes e estudantes sobre as relações de género e sexualidade; iii) desenvolver um projeto de intervenção sobre questões de género e sexualidade no ensino secundário; iv) avaliar os efeitos do projeto nas conceções de docentes sobre a organização de novas configurações das questões de género e sexualidade; v) avaliar o projeto através da voz dos e das participantes, estendendo-o à comunidade. Tratando-se de uma investigação-ação de cariz transversal, descritivo, interpretativo e de recolha e análise de natureza mista de dados, propõe-se, logo no início, auscultar os e as participantes, através de questionários e entrevistas centrados em questões de género e sexualidade, construindo, em seguida, um plano de intervenção através de atividades extramuros que contem com a participação ativa da escola. Por ser ainda um projeto a desenvolver, espera-se que seja possível contribuir para mudanças significativas na promoção e difusão do conhecimento nas escolas, com reflexo na comunidade, quanto à necessidade de repensar comportamentos direcionados para mulheres e população LGBTQIAP+.
- Ressignificar os processos de subjetivação das questões de género e sexualidade em agrupamentos de escolas do distrito de Aveiro : uma proposta construtivista para docentes e estudantes do ensino secundárioPublication . Pereira Junior, Marcus Vinicius de Paula |; Teixeira, Filomena; Nacimento, Tatiana GalietaA humanidade tem atravessado importantes transformações onde se ressaltam avanços na ressignificação das questões de género e sexualidade e a rutura de práticas que permeiam a heteronormatividade e o binarismo. Tais mudanças têm ocorrido em diferentes contextos, incluindo a escola e onde, no âmbito deste projeto, importa entender como esta se vem adaptando às mudanças no universo das relações de género e sexualidade e como pensam e se posicionam docentes e estudantes, muitas vezes reprodutores/as de discursos discriminatórios. Este projeto tem por objetivos: i) apreender sobre a ressignificação de pensamentos, comportamentos e práticas de docentes e estudantes do ensino secundário de agrupamentos de escolas do Distrito de Aveiro, relativamente às questões de género e sexualidade; ii) avaliar através de entrevistas semiestruturadas e numa perspetiva interdisciplinar e transdisciplinar como docentes reproduzem ou ressignificam as relações de género e sexualidade, com influência direta na construção de um processo educacional mais inclusivo; iii) analisar, através de inquéritos específicos, como estudantes reproduzem atitudes excludentes que, muitas vezes, resultam de comportamentos sustentados no próprio meio escolar. A partir da coleta e análise de dados e pensando em estratégias de intervenção, propõe-se: i) a implementação de atividades de formação destinadas a docentes e estudantes que, no quadro dos direitos humanos, contribuam para o acompanhamento das mudanças atuais nas políticas de subjetivação das questões de género e sexualidade; ii) a promoção de uma consciencialização extra-muros, através de propostas de sensibilização da comunidade local, envolvendo ativamente o público estudantil. Tratando-se de um projeto que une investigação através de estudos de caso e intervenção, de cariz transversal, descritivo, interpretativo e de recolha e análise de natureza mista de dados, propõe-se a aplicação de inquéritos e entrevistas centrados na temática, bem como atividades de formação e divulgação que contem com a participação ativa do espaço escolar e que se integrem à comunidade. Pretende-se desta forma que seja possível contribuir para mudanças significativas na promoção e difusão do conhecimento nas escolas quanto às relações de género e sexualidade, com reflexo na comunidade, confirmando o papel da Educação na promoção da inclusão, do respeito mútuo e da diversidade, com um olhar mais crítico sobre atitudes direcionadas às mulheres e a pessoas LGBTQIAP+.