Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
153.56 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A humanidade tem atravessado importantes transformações ressaltando-se avanços na
ressignificação das questões de género e sexualidade a par da rutura de práticas machistas,
binárias e heteronormativas. Tais mudanças têm ocorrido, ativamente, em diferentes contextos
sociais incluindo a escola, onde importa entender as dinâmicas de adaptação às alterações nas
relações de género e sexualidade através de pensamentos e posicionamentos quer de estudantes
quer de docentes, muitas vezes, reprodutores de discursos misóginos e LGBTfóbicos. O estudo
que se apresenta tem por objetivos: i) identificar práticas escolares no âmbito da educação em
sexualidade; ii) diagnosticar conceções de docentes e estudantes sobre as relações de género e
sexualidade; iii) desenvolver um projeto de intervenção sobre questões de género e sexualidade
no ensino secundário; iv) avaliar os efeitos do projeto nas conceções de docentes sobre a
organização de novas configurações das questões de género e sexualidade; v) avaliar o projeto
através da voz dos e das participantes, estendendo-o à comunidade. Tratando-se de uma
investigação-ação de cariz transversal, descritivo, interpretativo e de recolha e análise de natureza
mista de dados, propõe-se, logo no início, auscultar os e as participantes, através de questionários
e entrevistas centrados em questões de género e sexualidade, construindo, em seguida, um plano
de intervenção através de atividades extramuros que contem com a participação ativa da escola.
Por ser ainda um projeto a desenvolver, espera-se que seja possível contribuir para mudanças
significativas na promoção e difusão do conhecimento nas escolas, com reflexo na comunidade,
quanto à necessidade de repensar comportamentos direcionados para mulheres e população
LGBTQIAP+.
Description
Keywords
Género e sexualidade investigação-ação ensino secundário Gender and sexuality action-research high school
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra