Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunosPublication . Pinto, Mariana Oliveira; Pereira, Luísa ÁlvaresEste artigo assenta na problemática da escrita como objeto de construção de conhecimentos e acentua a importância de os professores fazerem uma mediação da aprendizagem desta vertente da escrita. O objetivo deste texto é apresentar alguns resultados de um estudo no qual se analisam, num primeiro momento, as conceções e práticas de professores dos três ciclos do ensino básico e, posteriormente, as atividades de seleção de informação e escrita de uma exposição dos alunos de uma turma do 4º ano de escolaridade. Os resultados evidenciam ausência de critérios específicos de avaliação e utilização de instruções de escrita pouco orientadoras da produção de um determinado (género de) texto por parte dos alunos. Por sua vez, estes revelaram dificuldades quer na seleção de informação, quer na produção do género pedido, já que o texto final apresenta uma colagem de partes de textos lidos, sem qualquer configuração textual regida pelo género.
- A produção de textos nos 2º e 4º anos de escolatidade - que desenvolvimento da consciência (meta)linguística evidenciam as crianças?Publication . Pereira, Luísa Álvares; Pinto, Mariana Oliveira
- The metalinguistic competence in the collaborative writing of narratives in the 2nd gradePublication . Pereira, Luísa Álvares; Pinto, Mariana Oliveira; Calil, Eduardo
- O desenvolvimento da escrita ao longo do currículo: do ensino básico ao ensino superiorPublication . Pereira, Luísa Álvares; Coimbra, Rosa Lídia; Pinto, Mariana Oliveira; Cardoso, Inês