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- O desenvolvimento da escrita ao longo do currículo: do ensino básico ao ensino superiorPublication . Pereira, Luísa Álvares; Coimbra, Rosa Lídia; Pinto, Mariana Oliveira; Cardoso, Inês
- Práticas profissionais dos assistentes sociais nas equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativosPublication . Sardo, Ana Rita Bárrios; Martins, Alexandre CotovioO presente estudo enquadrou-se na problemática dos Cuidados Paliativos Domiciliários, centralizando-se na questão das práticas profissionais dos Assistentes Sociais integrados numa equipa de intervenção específica, nas Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos. Com o aumento da longevidade e o aumento do aparecimento de doenças crónicas foi e é necessária a implementação de novas medidas e de novas abordagens focadas no doente terminal e nas respetivas famílias, para que estes cuidados considerados como especializados e individualizados, sejam prestados com a maior humanização, conforto e qualidade de vida possível. Para isso, são necessários profissionais de saúde especializados de diversas áreas que completam a intervenção paliativa, nomeadamente o Serviço Social, uma área que surge nos Cuidados Paliativos desde o seu aparecimento e que é muito relevante na vida das pessoas que se encontram em redor deste tipo de cuidados. Esta investigação contribui para que haja mais conhecimento e reflexão, no que diz respeito às práticas profissionais destes técnicos, que acabam por ser esquecidos diversas vezes quando falamos na área da Saúde. Tendo por base uma metodologia qualitativa, assente num enquadramento teórico no qual se aprofundou noções e conceções, pretendeu-se refletir sobre a prática profissional dos Assistentes Sociais baseados nas Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos.
- Música em conjuntoPublication . Venda, João; Carvalho, HelenaEste Projeto de Investigação surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Música do ISEIT - Almada, com vista a reforçar as competências científicas necessárias para a obtenção de habilitação profissional para a docência, grau conferido pelo referido ciclo de estudos. O trabalho está organizado em duas partes, sendo que a primeira compreende o Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária da Bemposta (EBSB), que vai desde a caracterização da escola até à descrição das atividades desenvolvidas de acordo com as dimensões da ação docente (CCAP, 2010). A segunda parte reservou-se inteiramente para o Projeto de Investigação. Objetivou-se então que fosse estabelecida uma ligação da prática pedagógica com o Projeto de Investigação desenvolvido. O Projeto de Investigação em si teve como principal objetivo aferir se a música em conjunto, executada entre o professor e aluno, numa aula individual poderia ser assumida como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
- As expetativas dos alunos no ensino da guitarra clássica em regime de ensino articuladoPublication . Silva, Bruno; Carvalho, HelenaDe forma a reforçar as competências cientificas e pedagógicas necessárias para a obtenção da habilitação profissional para a docência, conferidas pelo ciclo de estudos do Mestrado em Ensino da Música do ISEIT – Almada, é proposto e estabelecido o objetivo de realizar este projeto de investigação. Inserido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), este trabalho organiza-se em duas partes. A primeira compreende o relatório de estágio realizado na Academia de Amadores de Música (doravante, AAM), onde é feita a caracterização da escola, assim como a descrição das atividades desenvolvidas, tendo em conta as dimensões da ação docente (CCAP, 2010). A segunda parte é integralmente dedicada ao projeto de investigação desenvolvido. O projeto de investigação terá como escopo essencial o desenvolvimento de uma pesquisa que procure identificar a relação entre aquilo que são as expetativas dos alunos de guitarra clássica (portanto, o maior ou menor grau de verificação e efetivação das mesmas) e o consequente nível de motivação e de resultados escolares demonstrados, pelos mesmos, ao longo da sua formação musical . Ou seja, pretende-se saber se há – e em que medida - uma correspondência e direta entre aquilo que são as expetativas dos alunos no momento em que ingressam no conservatório e a realidade que vêm, posteriormente, a encontrar. Caso se identifique uma desconformidade entre estes dois distintos planos (expetativas vs. realidade), procurar-se-á perceber se esta é uma causa real e relevante de desmotivação nos alunos, eventualmente capaz de provocar, em último caso, a sua desistência e abandono do curso. Com base no resultados obtidos e se tal tendência efetivamente se comprovar, procurar-se-á no final formular uma proposta de solução - caso se demonstre necessária - que procure indicar um caminho para a revisão e reformulação do atual modelo de ensino do articulado, nos aspetos que possam específica e diretamente influir nessa situação.
- O contributo das aprendizagens realizadas em universidades da terceira idade na promoção de um envelhecimento ativoPublication . Rosado, Patrícia Isabel Borbinha; Carvalho, Luísa SerranoO presente estudo assume, como problemática, o contributo das aprendizagens realizadas em Universidades da Terceira Idade (UTI) na promoção de um envelhecimento ativo. De entre as distintas temáticas, optou-se pela gerontologia educativa, mais concretamente pela frequência e dinâmica das UTI e seus impactos. Procurou-se, com o desenvolvimento da presente investigação, dar mais um contributo no sentido de alargar o conhecimento que tem vindo a ser construído relativamente à importância das UTI na vida de quem as frequenta. A investigação decorreu na Universidade Sénior de Elvas (USE) apresentando, como objetivo, compreender a forma como as aprendizagens realizadas nas UTI se traduzem no quotidiano dos seniores, tendo em consideração os pilares do envelhecimento ativo: saúde, participação social, segurança. Com a realização de oito entrevistas semiestruturadas e, com recurso à observação direta, compreendeu-se os benefícios das (novas) aprendizagens no quotidiano dos seniores e aferiu-se as alterações na vida dos indivíduos, como consequência das aprendizagens efetuadas na USE. A participação na USE possibilita que os seniores expressem as suas opiniões, contribuindo para a promoção de um sentimento de valorização pessoal, para que sejam estabelecidas relações interpessoais dentro e fora do contexto da UTI, combatendo a solidão e o isolamento social que alguns idosos vivenciam.
- Marketing de guerrilha: análise estratégica BazookaPublication . Araújo, António Pedro Cunha; Reis, José LuísO presente documento configura-se como um relatório de estágio curricular de António Pedro Cunha Araújo, para obtenção do grau de mestre em Gestão de Marketing, pelo Instituto Português de Administração e Marketing do Porto. Foi desenvolvido tendo como objeto de estudo a empresa Bazooka. Ao longo do relatório será descrita a organização do estágio, bem como o trabalho desenvolvido durante o período deste. Tendo o Marketing de Guerrilha como ponto de partida, estudou-se o processo criativo da organização, bem como o grau de sucesso deste tipo de campanhas no mercado português. De igual modo, procedeu-se à elaboração de uma base de dados de influencers digitais portugueses, concretamente os presentes nas redes sociais YouTube e Instagram. Depois de analisadas e avaliadas as ações desenvolvidas durante o período de estágio, foram propostas algumas sugestões de melhoria e possíveis estratégias para assegurar o sucesso da organização no futuro.